Josivan Cardoso fala de fiscalização de água na Armando Ribeiro Gonçalves e rio Açu

A cidade de Assú sediou, na tarde desta terça-feira (1º), a Reunião Anual de Alocação de Água do Sistema Hídrico formado pela Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e Rio Açu, realizada no auditório da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). O evento foi realizado pela Agencia Nacional de Águas (ANA) e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu.

O diretor-presidente do Igarn destacou a importância das ações de fiscalização e monitoramento, conjuntas realizadas pela ANA e o Instituto no intuito de garantir a melhor gestão dos recursos hídricos na bacia que é de jurisdição federal. “Mesmo sendo uma bacia federal, o Governo do Estado através do Igarn vem dando todo o apoio necessário para a gestão. Pois o Governador solicitou que estivéssemos à disposição para atender aos usuários do Estado”, ressaltou Josivan Cardoso.

Durante a reunião os representantes da ANA fizeram uma apresentação sobre os usos da água na região, além de um planejamento contendo as regras gerais de utilização do sistema hídrico. Houve ainda debates sobre as demandas e disponibilidades de água e a proposta de marco regulatório para alocação de água 2017-2018.

Representaram o Governo do Estado do Rio grande do Norte os seguintes órgãos: Instituto de Gestão das Águas (Igarn), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) e Companhia de Águas e Esgotos (Caern). Participaram ainda representantes do Ministério Público Federal e Estadual, Dnocs e usurários de água de municípios abastecidos pelo sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.