Justiça suspende propaganda de Marinho com participação de Lula

Luiz Marinho no Poder e Política

O TRE-SP (Tribunal Regional de São Paulo) concedeu decisão liminar neste sábado (1º) para retirar do ar propaganda eleitoral de Luiz Marinho (PT) ao governo de São Paulo.

O pedido foi feito pelas coligações do governador Márcio França (PSB) e de João Doria (PSDB), devido à aparição do ex-presidente Lula na peça petista.

O juiz auxiliar da propaganda Afonso Celso da Silva considerou que o material traz Lula por tempo superior ao que permite a legislação eleitoral. Com isso, peças de rádio e TV ficam suspensas, sob pena de R$ 10 mil.

De acordo com a a representação da coligação São Paulo Confia e Avança,  de França, parte importante da propaganda na TV foi narrada por Lula, sem a presença de Marinho. Por isso, seria ultrapassado o limite legal de 25% do total para apoiador. Folha de São Paulo

A assessoria de Marinho afirma que ele vai recorrer. “Na realidade, a decisão suspende a veiculação de uma propaganda específica. Não se trata de suspensão da propaganda. A campanha já está recorrendo da decisão para poder veicular o vídeo em questão”, diz nota.

A coligação Acelera SP, de Doria, afirmou que a propaganda eleitoral de rádio transmitida no dia 31 traz Lula por 30 segundos, enquanto Marinho ocupa apenas 25 segundos da inserção, também contrariando a lei.

Na peça de Marinho, Lula conta que conheceu o aliado em 1978 e destaca que o ex-ministro do Trabalho de seu governo foi quem propôs o aumento do salário mínimo. “Tenho certeza que você vai fazer a diferença no estado de São Paulo”, diz o petista.

No horário dos candidatos à uma vaga na Assembleia legislativa, a voz de Lula aparece. “Vote nos deputados do nosso partido”, afirma ao final da música que pede sua volta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.