Kim Jong Un leva filha a banquete militar e aumenta rumores que escolheu sua sucessora

O líder norte-coreano Kim Jong Un levou a garota que se acredita ser sua filha para um banquete luxuoso em um quartel militar na terça-feira (7). Este é o sinal mais recente de que a garota pode estar sendo preparada como sua eventual sucessora, em uma família autoritária de um regime que dura décadas.

A menina de cerca de 9 anos – que se acredita ser a segunda filha de Kim, Ju Ae – e seu pai se juntaram a sua esposa, Ri Sol Ju, para uma visita ao quartel e um banquete marcando o 75º aniversário da fundação do Exército Popular da Coreia (KPA), informou a mídia estatal nesta quarta-feira (8).

Um relatório da Agência Central de Notícias da Coreia disse que ver Kim e “sua respeitada” filha seria como um sonho se tornando realidade para os oficiais militares no banquete.

Fotos publicadas pelo jornal estatal Rodong Sinmun mostraram a menina andando ao lado de Kim e sua mãe ao entrar no local do banquete, enquanto oficiais militares aplaudiam.

No banquete, a garota estava sentada no centro da mesa principal entre Kim e sua mãe.

Em um país onde a família Kim e os militares são todo-poderosos, a presença da menina em um evento tão importante envia sinais claros, disse Leif-Eric Easley, professor da Universidade Ewha, em Seul.

“Ao incluir ostensivamente sua esposa e filha, Kim quer que observadores em casa e no exterior vejam que a dinastia de sua família e os militares norte-coreanos estão irrevogavelmente ligados”, disse ele.

Outros observadores disseram que estava claro que Kim escolheu sua sucessora, confirmando as especulações que começaram com a aparição da menina em novembro em um teste de míssil balístico intercontinental com seu pai.

O legislador sul-coreano e secretário do Serviço Nacional de Inteligência, Yoo Sang-bum, disse após a divulgação que se pensava que a menina era Ju Ae.

Imagens mostraram os dois andando de mãos dadas enquanto inspecionavam o enorme míssil, enquanto a mídia estatal a chamava de filha “amada” de Kim.

A mídia estatal norte-coreana publicou uma reportagem no final daquele mês com fotos de Kim e sua filha, descrevendo-a como sua filha “querida”, disse Cheong Seong-chang, analista sênior do Instituto Sejong na Coreia do Sul.

“Considerando isso, não há mais dúvidas de que Kim Ju Ae foi designada como sucessora de Kim Jong Un, e é necessário prestar atenção em como isso afetará a política interna e externa da Coreia do Norte, a médio e longo prazo, e como os norte-coreanos aceitarão a sucessão da quarta geração”, disse Cheong.

A dinastia Kim

O governo da família Kim na Coreia do Norte remonta a 1948, quando Kim Il Sung chegou ao poder após a Segunda Guerra Mundial.

Quando ele morreu em 1994, seu filho Kim Jong Il assumiu o controle do país. Kim Jong Un chegou ao poder em dezembro de 2011, após a morte de Kim Jong Il, seu pai.

Não há indícios de que Kim Jong Un deixará o cargo tão cedo.

Embora o regime de Kim tenha realizado banquetes desse tipo para os militares no passado, as imagens do evento na terça-feira mostraram uma atmosfera mais ostensiva do que nunca.

“O generoso banquete de Kim em comemoração às forças armadas tem como objetivo mostrar que os oficiais são altamente respeitados na sociedade e os soldados são apoiados pelo Estado”, disse Easley.

A Agência Central de Notícias da Coreia informou que Kim Jong Un fez um discurso no banquete em que incentivou os militares sem fazer comentários sobre os Estados Unidos ou a Coreia do Sul.

O banquete de terça-feira ocorreu um dia antes do que muitos especialistas esperam ser o maior desfile militar da história da Coreia do Norte.

Pyongyang está saindo de um ano de recorde de testes de mísseis, e os analistas esperam ver exemplos desses mísseis e muito mais durante um evento que deve começar na noite de quarta-feira.

CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.