Léo Pinheiro inclui novas mensagens sobre sítio de Atibaia em processo contra Lula

Uma troca de mensagens do ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, com um interlocutor deve ser usada como mais uma prova da relação do ex-presidente Lula com o sítio de Atibaia pelo Ministério Público Federal (MPF). Numa conversa, um número não-identificado envia a seguinte mensagem a Pinheiro: “Léo, amanhã vou pra o nosso tema esvaziar o lago para impermeabilizar. Eles, eu soube que vão estar lá para acompanhar a despesca. Mas não tenho certeza. Se desejar podemos combinar”. No dia seguinte, conforme o Portal da Transparência, seguranças da Presidência estiveram no sítio que teve reformas bancadas pela empreiteira.

A mensagem avisando sobre as obras em um lago foi enviada no dia 6 de junho de 2014, três meses após a deflagração da operação Lava-Jato. Segundo dados do Portal, quatro seguranças da Presidência que acompanham o ex-presidente e sua família após o fim do mandato estavam em Atibaia no dia seguinte. Misael Melo da Silva, Rogério dos Santos Carlos, Edson Antonio Moura Pinto e Elias dos Reis estavam na cidade durante o período. Os dois primeiros foram para a cidade do interior ainda no dia 6 e os outros dois, no dia seguinte.

A troca de mensagens foi anexada nesta segunda-feira pela defesa de Léo Pinheiro ao processo em que Lula é acusado, pelo Ministério Público Federal, de ter sido beneficiado pela OAS com reformas no tríplex do Guarujá e pelo armazenamento do acervo presidencial. Foram apresentadas ainda agendas de encontros que o empresário manteve com o ex-presidente Lula; com o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto; e com o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

Em seu depoimento ao juiz Sergio Moro, Léo Pinheiro citou que, em uma conversa com o ex-presidente sobre a propriedade, Lula teria relatado problemas em relação a uma barragem e dois lagos. A mudança de estratégia do executivo ocorreu em meio à negociação de delação premiada com o Ministério Público Federal.

De 4 a 6 de junho daquele ano, o ex-presidente Lula participou de um encontro do PT em Porto Alegre para o lançamento da candidatura de Tarso Genro à reeleição do governo do Rio Grande do Sul.

As obras no sítio de Atibaia não são investigadas no processo ao qual o documento foi anexado. Mas, de acordo com investigações da força-tarefa da Lava-Jato, o sítio, que está no nome de dois sócios de Fábio Luís, um dos filhos de Lula, foi reformado pelas empreiteiras OAS e Odebrecht.

Enquanto a Odebrecht fez a ampliação da área habitável da propriedade, anexando à construção mais quatro suítes e uma adega, a OAS ficou responsável pela contenção do lago da propriedade, que estava perdendo água e precisava de uma nova barragem. A empresa também instalou móveis planejados na cozinha do sítio, comprados da Kitchens, a mesma fornecedora dos móveis instalados no tríplex do Guarujá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.