Líder do Hamas convoca nova intifada contra Israel

Resultado de imagem para Líder do Hamas convoca nova intifada contra Israel

O grupo islâmico palestino, Hamas, convocou um novo levante contra Israel nesta quinta-feira depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu Jerusalém como a capital israelense. Ismail Haniyeh disse ainda que a decisão do presidente dos EUA foi uma “declaração de guerra contra os palestinos”, segundo o jornal “Al-Jazeera”.

— Devemos pedir e devemos trabalhar no lançamento de uma intifada diante do inimigo sionista — disse, num discurso em Gaza, frisando que Trump “matou” o processo de paz entre israelenses e palestinos. — Só podemos enfrentar a política sionista apoiada pelos Estados Unidos com uma nova intifada — salientou.

Trump foi alvo de forte pressão para que não tomasse tal passo, que pode causar instabilidade nas negociações de paz entre Israel e palestinos e foi criticado por líderes de vários países e organizações. A medida anunciada nesta quarta-feira foi acompanhada da decisão de iniciar o processo de transferência da embaixada dos EUA — hoje em Tel Aviv, que concentra todas as embaixadas no país — para a cidade sagrada. As informações são de O Globo/Agências internacionais.

Para o representante-chefe dos palestinos no Reino Unido, Manuel Hassassian, a ação de Trump é “um beijo da morte para a solução de dois Estados” e representa um conflito aberto com os milhões de muçulmanos da região.

— Ele está declarando guerra no Oriente Médio, ele está declarando guerra contra 1,5 bilhão de muçulmanos (e) centenas de milhões de cristãos que não irão aceitar que os santuários sagrados estejam totalmente sob a hegemonia de Israel — disse Hassassian à rádio BBC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.