Lula insiste em Planejamento, mas avalia plano B para Tebet

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pretende se reunir novamente com a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e pretende insistir que ela assuma o Ministério do Planejamento, segundo fontes próximas a Lula.

A reunião ainda não foi marcada, mas a intenção é que seja promovida no início desta semana. A senadora, no entanto, tem resistido à pasta oferecida pelo petista.

A avaliação é de que o Ministério do Planejamento, apesar de ser a pasta que elabora a proposta orçamentária, não tem impacto político no lançamento de programas e entrega de obras.

Além disso, Tebet corre o risco de ficar isolada em uma equipe econômica capitaneada pelo futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, do PT.

Lula já informou ao MDB que pretende ter Tebet em seu primeiro escalão e, por isso, avalia um plano B para a senadora.

Segundo dirigentes petistas, o presidente eleito avalia oferecer para a senadora alternativas como Cidades, Comunicações ou Turismo.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário chegou a ser cogitado, mas a tendência é de que ele seja assumido pela ex-presidente da Caixa Maria Fernanda Coelho.

A avaliação de dirigentes petistas é de que Cidades seria a pasta mais adequada para a senadora, mas, para isso, Lula precisará encontrar espaço para o MDB da Câmara dos Deputados e para o União Brasil, que almejam a pasta.

Ministério para Tebet

Nos bastidores, Tebet tem reafirmado que gostaria de fazer parte da nova Esplanada dos Ministérios, mas deixado claro que não necessariamente precisa fazer da nova gestão caso o posto oferecido não seja satisfatório.

Inicialmente, Tebet foi cotada para o Desenvolvimento Social, mas Lula preferiu entregar o posto, responsável pelo Bolsa Família, ao senador eleito Wellington Dias (PT-PI).

Depois, a ideia é que ela fosse acomodada no Ministério do Meio Ambiente, mas a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) não quis abrir mão do posto para assumir a função de Autoridade para Mudanças Climáticas.

No MDB, a cúpula do partido tem reclamado sobre o tratamento dado à senadora e afirmado que Lula tem sido ingrato com Tebet, que o apoiou no segundo turno da disputa presidencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.