Lula lança candidatura em BH

lula

Pela terceira vez em sete meses, o ex-presidente Lula (PT) desembarca em Belo Horizonte para participar de um ato político. Hoje, ele cumpre agenda durante todo o dia na capital e em cidades da região metropolitana. O fechamento da visita será em cerimônia de comemoração dos 38 anos do PT, que servirá de palanque para o pré-lançamento de sua campanha à Presidência. O objetivo de Lula é fazer ações como essas em outras capitais nos próximos meses.

O petista chegará a Belo Horizonte pela manhã e seguirá para uma visita ao acampamento do Movimentos dos Sem-Terra (MST) Maria da Conceição, em Itatiaiuçu. Logo em seguida, ele visitará a Colônia Santa Isabel, em Betim. O local é um antigo centro de tratamento de hanseníase e símbolo do sofrimento causado às pessoas com essa doença que foram obrigadas, no passado, a se isolar em comunidades terapêuticas.

O ato em defesa da sua candidatura começa a partir das 18h, no Expominas, no bairro Gameleira, região Oeste de Belo Horizonte. A capital mineira é a primeira a receber um evento desse tipo depois da condenação de Lula em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). A ideia dos petistas é fazer eventos similares em outras grandes cidades pelo país para reforçar politicamente a tese de que o ex-presidente tem o direito de se candidatar mesmo com o Lei da Ficha Limpa prevendo a inelegibilidade de quem foi condenado por órgãos colegiados. As informações são de O Tempo/Minas Gerais

“A capital mineira foi escolhida para ser a primeira porque, em Minas, temos o mais importante governador petista, Fernando Pimentel. Além disso, o Estado é decisivo nas eleições presidenciais, e a cidade teve um histórico de gestões petistas com Patrus, Célio de Castro e Pimentel”, afirmou o presidente do PT de Belo Horizonte, vereador Arnaldo Godoy.

Ele ainda destacou a necessidade de Lula reafirmar o discurso de que sua candidatura é válida. “É um ato para manter o direito democrático de Lula de disputar as eleições. Ele é o líder das pesquisas, e quanto mais batem nele, mais ele se fortalece e cresce nas intenções de voto”, finalizou.

Em julho do ano passado, Lula esteve na capital mineira para participar do lançamento da segunda fase do Memorial da Democracia, em evento no Palácio das Artes, no centro da cidade.

Em outubro, o ex-presidente passou dez dias em Minas Gerais durante caravana em municípios do interior. O encerramento da viagem foi com um grande ato em Belo Horizonte. Depois da capital mineira, Lula deverá iniciar uma nova caravana em março, dessa vez por cidades do Sul do país.

Prefeito

Kalil. Em sua passagem por Belo Horizonte, ainda não está previsto um encontro de Lula com o prefeito Alexandre Kalil (PHS). Porém, petistas não descartam que possa haver essa agenda.

Próximos passos

Escopo. O recurso entregue nesta terça-feira (20) por Lula tem 175 páginas, que apontam 23 omissões ou contradições no acórdão do TRF-4.

Mais um. Após a publicação do acórdão do embargo, a defesa pode, em até 12 dias, entrar com outro embargo de declaração relativo ao recurso anterior.

Acima. Lula tem direito, ainda, a entrar com Recurso Especial perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e com Recurso Extraordinário no Supremo Tribunal Federal. Os advogados podem pedir a suspensão da ordem de prisão enquanto as Cortes em Brasília não julgarem os pedidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.