Maia chama manifestação do ministro da Justiça de “atitude infantil e irresponsável”.

Presidente daCâmara dos Deputados, Rodrigo Maia, participou de evento no Rio na manhã desta quinta-feira (31) (Foto: Reprodução / TV Globo)

O presidente da Câmara fez duras críticas nesta quarta-feira (1º) às declarações do ministro da Justiça, Torquato Jardim, sobre a segurança pública no Rio de Janeiro.

Maia disse em entrevista ao Blog de Andréia Sadi que está “perplexo” e aguarda “provas” do ministro sobre as acusações de que a Polícia Militar do Rio teria associação com o crime organizado. Ele chamou a manifestação do ministro de “atitude infantil e irresponsável”.

“Fiquei perplexo esperando recuo do ministro. Ao invés do recuo, ele deu uma longa entrevista ao jornal ‘O Globo’ reafirmando suas acusações – graves e relevantes. O que esperamos, quando o ministro da Justiça, responsável pela área de segurança pública, dá uma declaração dessas, é que ele apresente as provas.

No jornal ‘O Globo’ ele não apresentou provas e pede que os acusados apresentem suas defesas. Parece uma inversão de valores. Ou duas coisas: uma empolgação juvenil – que não cabe pela experiência, idade dele – ou uma vontade não proposital inclusive de ajudar os bandidos – que foi o que basicamente ele fez dando informações do governo”, afirmou Maia.

“Porque deu informações que, segundo ele tem, sobre como estão mapeando os problemas de segurança no Rio. O que a gente esperava dele era um recuo porque, por mais razão que ele tenha, por maior que seja a crise de segurança, não cabe uma manifestação sem provas. É uma inversão completa, principalmente para um advogado da qualidade da do Torquato”, continuou Maia.

O presidente da Câmara disse esperar posição oficial do Planalto. “Espero que o governo aproveite o feriado para tomar uma posição oficial sobre o assunto. Não está sendo tratado apenas pelo ministro, mas pela Defesa e pelo Etchegoyen [ministro do Gabinete de Segurança Institucional]. Que o Palácio tenha uma posição clara sobre o assunto”, disse o parlamentar.

“Capaz do ministro ter atrapalhado muito a força tarefa que foi montada entre os ministérios e a PGR, que certamente tinha esse intuito de poder aprofundar as investigações. Talvez ele tenha se precipitado e é importante que isso fique esclarecido”, afirmou Maia.

“Se ficar do jeito que está, só com as informações que ele [Torquato] deu, sem nenhuma outra posição, só cabe um caminho – que eu nunca defendi e não defendo – seria uma intervenção na área da segurança pública do Rio. Esperamos que o tema fique esclarecido, que o que o ministro disse tenha provas. Ele é o homem mais importante na área de segurança pública no Brasil, depois do presidente, e esperamos não precisar convocá-lo no plenário da Câmara. Não em comissão, plenário, porque o tema é muito grave”, concluiu o presidente da Câmara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.