Maioria do Conselho de Ética do Senado é contra cassação de Aécio

Resultado de imagem para aecio senador

PMDB, PT, PP, PSDB e DEM, com nove dos 15 integrantes do órgão, consideram votar contra o pedido de cassação para evitar a abertura de precedentes

O Conselho de Ética do Senado deve optar por manter o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) no cargo. Levantamento feito pelo jornal “O Estado de S.Paulo” revela que PMDB, PT, PP, PSDB e DEM, com nove dos 15 integrantes do órgão, consideram votar contra o pedido de cassação para evitar a abertura de precedentes.

Aécio foi alvo de representação por quebra de decoro parlamentar apresentada pelo PSOL e pela Rede há cerca de duas semanas, mas o pedido não foi analisado até agora porque a instalação do conselho tem sido adiada desde o início do ano. O documento é baseado na abertura de inquérito contra Aécio no Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de recebimento propina e obstrução de Justiça.

A consulta aos senadores foi feita antes de a Procuradoria Geral da República (PGR) apresentar denúncia contra o senador na sexta-feira, mas nos bastidores os parlamentares dizem que somente a prisão do tucano poderia justificar eventual cassação.

O pedido de prisão do senador pelo procurador geral Rodrigo Janot foi rejeitado pelo ministro Edson Fachin, do STF, que determinou o afastamento de Aécio do cargo parlamentar. Após o desmembramento do processo no Supremo, o recurso da PGR reforçando o pedido de prisão foi redistribuído para o ministro Marco Aurélio Mello, novo relator, que não tem prazo para analisá-lo. Ele já avisou que levará o assunto para discussão na Primeira Turma do STF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.