A escalada de enfrentamentos entre Israel e oHamas , na Faixa de Gaza , chegou aos maiores níveis em anos neste domingo, deixando um rastro de ao menos 27 vítimas dos dois lados. Desde sexta-feira, mais de 600 foguetes foram lançados do território palestino em Israel, matando quatro civis. Em retaliação, as Forças Armadas israelenses lançaram pesados bombardeios, fazendo, segundo a rede CNN, 23 vítimas.
ONU, Egito e Qatar entraram em cena para tentar mediar um cessar-fogo, que, segundo anunciou na noite de domingo o Hamas, foi alcançado com Israel. Segundo uma autoridade sob anonimato ouvida pela agência Reuters, a trégua entraria em vigor às 04h30 de segunda-feira no horário local (22h de domingo em Brasília).
Entre os mortos este domingo está um comandante do Hamas em Gaza, atingido numa operação de assassinato seletivo — o primeiro do tipo contra uma autoridade do grupo radical, segundo os palestinos, desde a guerra de 2014 . O conflito árabe-israelense não tem solução à vista após sete décadas de impasse.