Mais de 23% das vagas oferecidas pelo Fies não foram aproveitadas

Das 150 mil vagas disponibilizadas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre deste ano, 23,1% não foram aproveitadas. De acordo com dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), neste ano foram firmados 115.445 contratos.

O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou quantas vagas serão oferecidas no segundo semestre do programa. No mesmo período do ano passado, quando o fundo ofereceu 250 mil vagas, cerca de 41% delas não foram utilizadas.Os números do FNDE mostram o encolhimento do financiamento estudantil ao longo dos anos. Em 2014, foram celebrados 732.682 contratos. Já no ano seguinte, como reflexo da crise e da mudança nas regras do programa, a quantidade de alunos beneficiados pelo Fies caiu exponencialmente: foram registrados 287.455 contratos. No ano passado, o número de contratos ficou na casa dos 203,5 mil.

Para o diretor-executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, Solon Caldas, a míngua dos números está relacionada a critérios cada vez mais rígidos para obtenção do financiamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.