Ministério Público dá parecer favorável à criação de 36º partido político

O Ministério Público Eleitoral proferiu parecer favorável à criação do 36º partido político no Brasil. O “Muda Brasil” conseguiu o número de assinaturas necessárias para ser formalizado e aguarda agora a decisão do Tribunal Superior Eleitoral. Para disputar as próximas eleições, o partido precisa obter o aval até 7 de outubro. No Congresso, a criação da nova legenda é vinculada ao deputado Valdemar Costa Neto, condenado no mensalão e principal liderança do PR.

Com o parecer do Ministério Público Eleitoral, o processo segue agora para o gabinete do ministro Napoleão Nunes Maia, relator do caso. Caberá a ele levar o caso ao plenário para a decisão. As informações são de EDUARDO BRESCIANI, O Globo.

Para criar um partido é necessário obter assinaturas de apoiamento em um número de eleitores equivalente a 0,5% dos votos válidos dados para a Câmara dos Deputados na eleição anterior. No momento, a exigência é de 486 mil assinaturas. O “Muda Brasil” entregou à Justiça Eleitoral 502 mil assinaturas, cumprindo a exigência.

O partido tem como presidente José Renato da Silva, mas a criação da legenda é atribuída a Valdemar Costa Neto. A intenção seria utilizar a legenda para atrair parlamentares insatisfeitos que temem deixar suas atuais legendas e perder o mandato. No início do ano o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que deseja disputar a presidência da República, chegou a negociar sua filiação, mas ele acabou desistindo. Bolsonaro deverá se filiar a uma legenda já existente, o PEN, que vai mudar de nome para Patriota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.