Ministério Público do RN completa 125 anos e lança selo e carimbo comemorativos

O Ministério Público do Rio Grande do Norte completou 125 anos de existência na sexta-feira (9) e comemorou a data com o lançamento do selo e o carimbo comemorativos alusivos a data, com solenidade de obliteração do selo pelos Correios e homenagens a instituições e agentes públicos que contribuíram com a trajetória da instituição.

Na oportunidade, também foi descerrada placa comemorativa de entrega da reforma e ampliação da sede da procuradoria-geral de Justiça, no bairro de Candelária, bem como, realizado o lançamento do livro “2013-2017. Mensagens que contam uma história”, uma coletânea das mensagens com as quais o procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima, comunicou semanalmente aos membros e servidores do MPRN as principais realizações nos últimos quatro anos.

“Os membros da instituição no passado não poderiam imaginar a grandiosidade que tem hoje o nosso Ministério Público. É uma data para comemorar os feitos do passado e assumir o compromisso de continuar com um MP atuante, voltado para os interesses da sociedade. Um momento também de agradecer as parcerias importantes que sempre tivemos”, ressaltou Rinaldo Reis.

Foram homenageados o Governo do Estado, na pessoa do controlador-geral Alexandre Varella; a Assembleia Legislativa, na pessoa do deputado estadual José Adécio; o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, na pessoa do seu presidente, desembargador Expedito Ferreira; a Prefeitura de Natal, na pessoa do prefeito Carlos Eduardo; o Superior Tribunal de Justiça, na pessoa do ministro Rogério Schietti Machado Cruz; a Câmara Municipal de Natal, na pessoa do seu presidente, vereador Ranieri Barbosa; o Conselho Nacional do Ministério Público, na pessoa do conselheiro Esdras Dantas; o Tribunal de Contas do Estado, na pessoa do seu presidente, conselheiro Antônio Jales; a Defensoria Pública do Estado, na pessoa da defensora pública-geral, Renata Maia; a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional RN, na pessoa do seu presidente, advogado Paulo Coutinho Filho; a procuradora de Justiça do MPRN, Darci Pinheiro; a promotora de Justiça do MPRN, Rossana Sudário; o diretor-geral do MPRN, Marcondes Diógenes Paiva; a servidora do MPRN, Cássia Ricardina Pereira; e o promotor de Justiça do MPRN Manoel Alves Pessôa Neto (em memória), representado por seu filho, advogado Daniel Alves Pessôa.

Para o lançamento do selo comemorativo de 125 anos do MPRN, o diretor regional dos Correios, Rodrigo do Patrocínio Medeiros, iniciou o processo de obliteração nos selos e convidou para participar cada um dos representantes de instituições e pessoas homenageadas. Os Correios emitiram 1.212 selos e um carimbo alusivos à data comemorativa do MP potiguar.

“É uma honra e grande alegria para os Correios participar das comemorações de 125 anos dessa instituição importante com uma trajetória de relevantes serviços prestados à população”, disse Rodrigo do Patrocínio.

O diretor dos Correios também entregou ao procurador-geral de Justiça Rinaldo Reis uma réplica do carimbo comemorativo, que fará parte do acervo do memorial do Ministério Público Estadual.

REFORMA – Após as homenagens com selo e carimbo comemorativos do MPRN, o procurador-geral de Justiça Rinaldo Reis, acompanhado do procurador-geral de Justiça adjunto, Jovino Pereira da Costa Sobrinho, e do prefeito Carlos Eduardo, descerrou a placa que marca a entrega da reforma e ampliação da sede da PGJ.

A sede do MPRN em Candelária foi inaugurada em dezembro de 2005 e precisava de adaptações necessárias para melhor comportar o crescimento da instituição e também se adequar à acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência.

“Tem sido sempre uma alegria grande entregar instalações dignas para nossa instituição, não só para o trabalho de membros e servidores, mas sobretudo para a sociedade”, disse o PGJ.

O prédio foi dotado de moderno sistema de rede de dados e recebe nesta segunda-feira (12) a primeira etapa de segurança eletrônica com videomonitoramento. A antiga central de refrigeração foi substituída por aparelhos do tipo split instalados em todos os ambientes.

O estacionamento também foi ampliado e conta agora com 316 vagas, sendo 283 delas para automóveis e 33 vagas para motos, além de espaço para bicicletário.

MENSAGENS DO PGJ – Ao final da solenidade, o procurador-geral de Justiça Rinaldo Reis autografou a publicação  “2013-2017. Mensagens que contam uma história”, uma coletânea das mensagens com as quais informou aos integrantes da instituição as ações mais importantes produzidas pela gestão que se encerra no próximo dia 19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.