Ministério Público do Trabalho condena projeto de reforma trabalhista rural

O procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, condenou nesta quarta-feira o projeto de lei que altera a legislação do trabalho rural, escrito pelo deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT). Fleury informou que designou uma comissão técnica para fazer uma nota sobre o projeto e se colocou a disposição da Câmara do Deputados e do Senado para levar conhecimento técnico aos parlamentares.

Para Fleury, é impensável fazer uma legislação que coloca o empregador e o empregado no mesmo patamar quando o trabalho escravo no campo ainda é uma realidade no Brasil. Segundo o procurador-geral, seria mais urgente fazer primeiro um sistema de proteção do trabalhador para evitar “situações absurdas de trabalho escravo”.

— Já pegamos ocorrências em todos os estados do Brasil. Se a gente faz uma lei legalizando o que estamos combatendo, então é melhor revogar logo a lei Áurea e pelo menos o trabalhador vai ser tratado como um bem e aí o empregador vai cuidar melhor. Seria mais honesto do que esse projeto — disse. As informações são de O Globo.

Ainda sem previsão de votação na Câmara dos Deputados, o projeto virou alvo de críticas nas redes sociais por causa de pontos como a permissão de “remuneração de qualquer espécie”, que segundo críticas cria a possibilidade de o trabalhador do campo receber o pagamento seu expediente na forma de alimentação e moradia, em vez de salário.

— Remunerar o trabalhador com alimentação e moradia é algo inimaginável de acontecer. Estão querendo institucionalizar no Brasil uma situação que pode ser comparada com instinto de sobrevivência. Numa fazenda que fica no meio do nada, alimentação e moradia são condições para o trabalho e não remuneração — criticou.

O procurador-geral também condenou outros pontos polêmicos do projeto como a possibilidade de jornada de até 12h em casos de “força maior”, a opcional venda integral das férias dos funcionários e a substituição do repouso semanal por um período contínuo de folga após o máximo de 18 dias trabalhados.

— Esse projeto traz situações absolutamente díspares com relação a diferença de posicionamento entre o trabalhador e o patrão rural. Ele fala em negociação, mas quem já foi em sítio a 10 quilômetros de distância de qualquer cidade grande sabe que não existe essa negociação, ao contrário. O nível educacional e cultural dos nossos trabalhares rurais é muito baixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.