Ministro da Integração confirma presença no seminário Motores do Desenvolvimento

Ministro da Integração confirma presença no seminário Motores do Desenvolvimento

A edição do seminário realizada pelo Ministério Público acontece dia 30 de outubro e vai discutir a crise hídrica no estado.

O ministro da Integração Nacional, Helder Zahluth Barbalho, confirmou presença na edição do seminário Motores do Desenvolvimento que será realizada pelo Ministério Público do RN no dia 30 de outubro de 2017.

O tema dessa edição será a crise hídrica no estado e pretende fomentar o debate aberto sobre as implicações socioeconômicas que a população dos municípios diretamente atingidos por esse problema enfrentam. A proposta é trazer para o seminário os prefeitos dos municípios para que conheçam as alternativas propostas pelo governo federal e estadual no combate à crise.

“Pensamos em fazer um evento para que os participantes (prefeitos, membros do MP, empresários, entre outros) entendam o que se está fazendo ou as alternativas possíveis de se fazer, diante da crise hídrica, à nível federal, estadual e municipal. A presença do ministro possibilitará conhecer as obras de algumas adutoras e da transposição do rio São Francisco, que beneficiará o RN. Conheceremos também o plano de segurança hídrica do Estado, que será apresentado pelo IGARN, demonstrando as possibilidades de captação em alguns municípios, após estudos realizados, mostrando as alternativas para mitigar os efeitos da seca, desde perfurações de poços profundos a implantação de adutoras emergências para o abastecimento de municípios nas regiões mais afetadas”, esclareceu a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Meio Ambiente (Caop meio ambiente), Mariana Marinho Barbalho.

Entre os assuntos abordados no seminário está a experiência real da empresa Coteminas com o reuso de água na atividade industrial. A empresa vai demonstrar como deve funcionar a primeira adutora do nordeste de esgoto tratado para a atividade da indústria, estimulando o reuso e evitando o desperdício da água que deve ser priorizada para o consumo humano. Além disso, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai apresentar o projeto de “aquaponia” já implantado na região do Serido. A técnica, que consiste num sistema de cultivo que une a piscicultura (cultivo de peixes) e a hidroponia (cultivos de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água), pode favorecer agricultores com o reuso da água na sua atividade agrícola.

O convite ao ministro foi entregue em mãos no seu gabinete em Brasília. Na ocasião a coordenadora do Caop meio ambiente e o diretor administrativo do jornal Tribuna do Norte, Ricardo Alves, apresentaram o tema e entregaram a programação do seminário. Compareceram também à reunião o senador Garibaldi Alves Filho, o vice-prefeito de Natal, Álvaro Dias, e representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern).

Para o diretor administrativo da Tribuna do Norte, a presença do ministro no evento é fundamental para dar conhecimento em relação às informações sobre programas e disponibilidades do governo federal para ações de enfrentamento do problema hídrico no Rio Grande do Norte e ao planejamento de ações, objetivos do seminário. “Atravessamos uma crise no quadro econômico geral e suas consequências nas contas públicas são notórias. O estado, sozinho, não tem condições de aplicar programas de gestão dos poucos recursos hídricos que nos restam, após seis anos de estiagem, ou planejar e executar planos para quando esses recursos começarem a ser recompostos. A segurança hídrica, como outras políticas públicas, só dará certo através de ações integradas de todos os entes federativos”, comentou Ricardo Alves.

O seminário Motores do Desenvolvimento é uma iniciativa do jornal Tribuna do Norte em parceria com o Ministério Público do RN, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O projeto, que em 2017 completa dez anos de existência, busca manter uma mesa de discussão permanente sobre os principais aspectos do desenvolvimento da economia do RN, levando à sociedade informação de qualidade sobre o presente e o futuro do estado em diversas áreas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.