Ministro do STF pede urgência em parecer sobre recursos envolvendo Aécio

Aécio Neves, PSDB, Senado

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste urgentemente sobre os pedidos das defesas do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) e dos três presos na investigação contra o tucano – a irmã dele, Andrea Neves, o primo Frederico Pacheco e o assessor parlamentar Mendherson Lima.

Os três querem a revogação da prisão preventiva determinada pelo ministro Edson Fachin, que era o relator do inquérito, enquanto Aécio pede a revogação do afastamento do Senado também determinada pelo ministro, segundo informações de O Estado de São Paulo.

Na noite da quinta-feira, 2, Marco Aurélio disse ao Broadcast Político, serviço de notícia em tempo real do Grupo Estado, que levará para julgamento na Primeira Turma do STF os recursos apresentados contra a decisão de Fachin nesse caso. Além das defesas, também há um recurso da própria PGR. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, insiste que Aécio deve ser preso. A defesa do senador afastado já respondeu ao agravo de Janot. 

Após a manifestação da PGR sobre os recursos das defesas, Marco Aurélio poderá liberar para julgamento na Primeira Turma, da qual é presidente.

onsiderada mais rigorosa na área penal, a Primeira Turma do STF é formada por Marco Aurélio, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Alexandre de Moraes. Este foi citado por Aécio na conversa gravada entre o senador afastado e o empresário e delator Joesley Batista, sócio do Grupo J&F, entregue ao Ministério Público Federal no acordo de colaboração premiada. Segundo Janot, “o senador teria tentado organizar uma forma de impedir que as investigações avançassem, por meio da escolha dos delegados que conduziriam os inquéritos, direcionando as distribuições, mas isso não teria sido finalizado entre ele, o Michel Temer e o ministro da Justiça e atual ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.