fbpx

Mossoró perde quase 5 mil doses de vacina por fim do prazo de validade

4.782 doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 foram perdidas em Mossoró, a informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde de Mossoró nesta terça-feira (28). Os imunizantes passaram do prazo de validade após o descongelamento e não podem mais ser utilizadas.

O coordenador do programa municipal de imunização, Etevaldo de Lima, explicou que há público, mas que faltou interesse da população na procura da vacina. O coordenador lembrou ainda que após o descongelamento as vacinas devem ser aplicadas em até 31 dias.

“Público nós temos. O que está faltando é parte desse público buscar a vacinação contra a covid. Nós usamos de todas as estratégias, pontos extras de vacinação, vacinamos de domingo a domingo, porém a população não quer”, disse Etevaldo.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró – a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte – o número de pessoas com a D3 em atraso é de 8.127. Em relação a D2 o número é ainda maior, são 11.280 pessoas que ainda não procuraram os pontos de vacinação para dar continuidade ao esquema.

Etevaldo de Lima faz um alerta ao dizer que outros imunizantes correm o mesmo risco de serem descartados por terem excedido os prazos de conservação estipulados na bula. Segundo a secretaria, o próximo lote da Pfizer com cerca de 7 mil doses, se vence no dia 15 de janeiro.

No caso da vacina Coronavac, após aberto o frasco, as doses devem ser aplicadas em até 8 horas. E para Astrzeneca, o prazo de aplicação após aberto o frasco é de 48 horas.

“A estratégia é facilitar o acesso. Praticamente em todos os cantos da cidade nós estamos colocando pontos de vacinação. Então tem vacina no município, tem local para se vacinar. O que realmente está faltando é uma parte dessa população que necessita da proteção contra covid buscar se imunizar”, reforçou o coordenador.

Nesta terça-feira (28), a população pode procurar uma das 47 Unidades Básicas de Saúde (UBS), na zona urbana e rural, para receber a vacina contra a Covid 19. Nas unidade é necessário fazer agendamento.

Além das UBSs, a prefeitura afirma que disponibilizou um ponto de vacinação na galeria Oitava Rosado Mall, localizada na Avenida João da Escóssia, bairro Nova Betânia. O ponto funciona das 12h às 20h.

Em todos os pontos de vacinação são oferecidas as vacinas contra a Covid-19 e também contra a gripe.

O que diz a Sesap:

A equipe do PORTAL DA 98 FM procurou a Secretaria da Segurança Pública do estado que informou que até o momento não recebeu nenhuma notificação da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró.

98Fm Natal

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: