Com 529 mil seguidores na rede social Instagram, o influenciador digital e ativista anticapacitista Ivan Baron, 26 anos, protestou contra a aprovação de projeto de lei na Câmara Municipal de Mossoró, que institui o “Programa Incluir”, com a finalidade de fortalecer a inclusão escolar e ampliar o suporte a crianças e adolescentes com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O pedagogo Ivan Baron disse que o prefeito Allyson Bezerra (União) “finalmente conseguiu aprovar o seu projeto de lei eleitoreiro, que autoriza a contratação de pessoas sem especialização para auxiliar alunos na rede municipal de ensino”.
“Nós não queremos babás em escolas, queremos educação inclusive”, protestou Baron, no Instagram, depois que o presidente da CMM, vereador Genilson Alves (União Brasil) quebrou acordo firmado com as “mães atípicas”, a fim que o projeto do Executivo fosse debatido em audiência pública, mas a matéria foi a voto já na quarta-feira (2), no mesmo “Dia Mundial de Conscientização do Autismo” sem a discussão prévia com as famílias, atendendo apelo do prefeito para que a data comemorativa não passasse em branco.
Baron afirmou que “pior presente impossível para se receber” no Dia de Conscientização do Autismo, um PL que desrespeita esses estudantes e outros com deficiência. Péssimo dia para quem defende a inclusão! Com essa atitude todos perdem!”.