Negociação de delação do ex-ministro Antonio Palocci está parada

As tratativas em torno da delação premiada do ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil Antonio Palocci dos governos do PT estacionaram. A possibilidade de acordo só deve voltar à pauta em 2018, segundo fontes que participam das negociações.

Apesar de a gestão de Raquel Dodge na Procuradoria-Geral da República (PGR) ter completado 45 dias, sua equipe de procuradores em Brasília sequer analisou a proposta do ex-petista, que pretendia delatar políticos com foro privilegiado em eventual acordo. A defesa de Palocci não conseguiu sequer agendar um encontro com os procuradores na capital federal.

O ritmo lento é uma ducha de água fria nas expectativas de Palocci, que chegou a cogitar a hipótese de passar o Natal fora da cadeia. Não está decidido nem mesmo se a quantidade e qualidade de informações levadas por Palocci são suficientes para o Ministério Público propor um acordo. As informações são de O Globo.

Em situação ainda pior está o deputado cassado Eduardo Cunha, que teve propostas de colaboração recusadas na gestão de Rodrigo Janot e na de Raquel. Ele não tem perspectiva de voltar a negociar colaboração com a Justiça.

Na prisão, Palocci ocupa boa parte do tempo acompanhando o que sai na imprensa. As notícias ajudam o ex-ministro a traçar cenários e a manter vivas as estratégias para sua delação.

A articulação do PMDB em torno da preservação do mandato do senador Aécio Neves (PSDB-MG) deixou Palocci apreensivo. Para ele, qualquer movimento em torno de um “acordão” para estancar a Lava-Jato seria uma forma de jogar sua colaboração na geladeira. Palocci teme que lideranças partidárias considerem, em suas articulações, a sobrevivência política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como forma de reação do mundo político contra as investigações.

Do lado do Ministério Público Federal (MPF), a Lava-Jato em Curitiba está cada vez mais reticente com a hipótese de assinatura de novos acordos este ano, e não apenas no caso de Palocci. A avaliação considera a agenda apertada até dezembro e a falta de definição sobre a dinâmica de negociações da gestão da procuradora-geral, Raquel Dodge.

Ainda que reconheça dificuldades, a força-tarefa mantém aberto o canal de negociação com o petista, diferentemente do que ocorreu com as tratativas sobre a colaboração de Cunha, cujas conversas foram encerradas por falta de elementos de prova.

IMPACTO NO MERCADO

Em sua primeira audiência após ser preso, há mais de um ano, Palocci disse ao juiz da 13ª Vara Federal em Curitiba, Sergio Moro, ter disposição de virar colaborador da Lava-Jato sob a promessa de fornecer informações sobre instituições bancárias. De lá para cá, o ex-ministro foi condenado a 12 anos de prisão pelo juiz.

Desde o início das negociações, há grande expectativa sobre o impacto que o acordo poderia ter no sistema financeiro, em razão das funções que o ex-ministro exerceu nos governos Lula e Dilma. Uma das hipóteses levantadas foi a de estimular acordos de leniência no setor bancário antes da divulgação da delação. O objetivo seria reduzir danos à economia e o risco de demissões em massa, como ocorreu com as empreiteiras da Lava-Jato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.