Nelter luta por convocação de professores aprovados em concurso da rede estadual de ensino em 2015

Um novo encontro envolvendo o parlamentar, a secretária Cláudia e a comissão de aprovados no concurso ficou pré-agendado para a próxima quarta-feira (27).

Nesta quinta-feira (21) o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) intermediou audiência entre uma comissão formada por aprovados em concurso público da rede estadual de ensino – realizado no ano de 2015 para professor intérprete de libras – e a titular da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), Cláudia Santa Rosa.

Na ocasião, a comissão formada por Priscila Fontes, Antônia Heoneide, Talita Bezerra e Edvânia Farias discutiu saídas para a solução do impasse junto a secretária Cláudia Santa Rosa, uma vez que o Governo do Rio Grande do Norte homologou o resultado do concurso e divulgou a lista com os 140 aprovados no Diário Oficial do Estado (DOE nº 13.635), em 08 de Março de 2016.

Faltando em torno de dois anos para a expiração do concurso a titular da SEEC mostrou não ter previsão para a convocação dos aprovados, uma vez que no quadro funcional da Secretaria – mesmo com as vagas tendo sido disponibilizadas em concurso – ainda não existe a carreira de professor intérprete de libras. Ainda de acordo com Cláudia Santa Rosa, os aprovados só poderão ser convocados após a criação dos cargos em questão pelo executivo estadual.

SITUAÇÃO

De acordo com Priscila Fontes, muitos dos 140 aprovados no concurso já judicializaram a causa com o intuito de serem convocados pelo governo e terem seus direitos mantidos. “Alguns dos aprovados que utilizaram a via judicial obtiveram êxito, porém muitos não. E os poucos que tiveram o parecer favorável da justiça estão trabalhando nas escolas há quase um ano, porém sem receber suas remunerações”, frisou.

Ainda segundo Priscila, existem profissionais com nível médio contratados pelo governo que estão desenvolvendo a atividade de professor intérprete de libras em escolas estaduais, lugar que já deveria ser ocupado pelos concursados. “Para preencher as vagas do concurso os candidatos deveriam ter ensino ensino superior completo ou pós-graduação na área”, disse a aprovada, frisando que a necessidade para atender todo o RN são de 300 vagas onde, atualmente, existem em torno de 200 profissionais de nível médio contratados atuando na área.

Um novo encontro envolvendo o parlamentar, a secretária Cláudia e a comissão de aprovados no concurso ficou pré-agendado para a próxima quarta-feira (27).

JUCURUTU

Ainda na oportunidade, Nelter Queiroz voltou a cobrar o retorno das obras e a conclusão do Ginásio Poliesportivo da Escola Estadual Newman de Queiroz, em Jucurutu. “A secretária nos deu a previsão que com a viabilização de recursos e após a realização dos trâmites licitatórios, as obras sejam retomadas em aproximadamente três meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.