Nelter Queiroz pleiteia fechamento de comportas da Passagem das Traíras

Mesmo com as atividades da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte suspensas, o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) continua ativo com sua atividade parlamentar. Neste sentido, encaminhou várias demandas ao Governo do Estado através da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), da Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE) e da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern).

Um desses pleitos diz respeito ao barramento das águas e fechamento das comportas da Passagem das Traíras. O parlamentar protocolou requerimento e fez contato telefônico com o secretário da SEMARH, João Maria Cavalcanti, que adiantou que, em atenção ao pedido de Nelter, realizará videoconferência com técnicos da Secretaria para avaliar a solicitação.

“Pleito de grande importância e que precisa ser viabilizado urgentemente. A sugestão foi direcionada ao nosso mandato através de apelo feito pelos vereadores José Carlos Dantas (presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São José do Seridó) e Dedé do Consórcio (Jardim do Seridó), além de outras lideranças políticas da região”, frisou Queiroz, destacando que a ideia visa atender a população dos municípios de São José do Seridó, Caicó e Jardim do Seridó residente no entorno da Barragem bem como garantir a segurança hídrica destes.

Ainda de acordo com o deputado, a ideia se justifica devido a paralisação das obras de recuperação da estrutura física da parede da Passagem das Traíras. “As águas acumuladas até o momento no reservatório não comprometem a segurança deste, mas, ao mesmo tempo, já garante por algum tempo a segurança hídrica dos moradores e proprietários rurais da localidade”.

Nelter Queiroz também direcionou demandas à CAERN e à SAPE, respectivamente, buscando a recuperação da estrutura física da adutora de engate rápido que abastece os municípios de Acari e Currais Novos, além do peixamento da barragem Gargalheiras.

“É de extrema importância a destinação e soltura de alevinos no Gargalheiras. Essa medida garante a manutenção da principal fonte de renda de nossos conterrâneos acarienses que sobrevivem da pesca. O reservatório encontra-se com boa carga hídrica, acumulada com as chuvas caídas no início deste ano, que garantirá o crescimento e reprodução do pescado”, disse Nelter Queiroz.

Já em relação à recuperação da adutora de engate rápido, que abastece os municípios de Acari e Currais Novos, o parlamentar lembrou que o atendimento do pleito complementaria o abastecimento hídrico de Currais Novos, através da barragem Armando Ribeiro Gonçalves – uma vez que o açude Dourado, mesmo já tendo transbordado este ano, não é suficiente para atender a totalidade da demanda hídrica do município – e pouparia as águas do Gargalheiras em Acari, que também são utilizadas no abastecimento hídrico de Currais Novos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.