Nelter solicita reinclusão do RN em programa federal de convivência com a seca

Preocupado com a crise hídrica que há anos prejudica o Estado, o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) está cobrando em caráter de urgência do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) a reinclusão do Rio Grande do Norte no programa de Cisternas do Governo Federal.

“Esta demanda chegou ao nosso conhecimento através do Instituto para a Valorização da Cultura Camponesa no Semiárido Brasileiro [Instituto Chapéu de Couro] e pelo grupo de Articulação Semiárido Brasileiro Rio Grande do Norte [ASA Potiguar]. Queremos detalhes sobre o que motivou a exclusão do nosso Estado do termo de parceria que seria celebrado entre o MDS e a Associação Um Milhão de Cisternas para o Semiárido”, disse o parlamentar.

Nelter mostrou que no Rio Grande do Norte, após a implantação de tecnologias sociais de convivência com a seca, os efeitos da estiagem que se prolonga há seis anos, apesar de severa, não ocasionou migração, frentes de emergência, saques nas cidades e nem mortes humanas, como ocorria no passado.

“O programa de cisternas, sem dúvida alguma, tem se mostrado eficiente e eficaz não somente para armazenar as águas das chuvas, mas também para o suporte na distribuição da água transportada pelos carros-pipa. Excluir o RN de mais uma oportunidade de executar tecnologias sociais de convivência com a seca é um retrocesso sem precedentes, por isso solicitamos ao MDS a reinclusão de nosso Estado no programa de cisternas”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.