fbpx

No RN, 23 cidades relatam que frascos da CoronaVac tinham menos doses do que o informado

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte recebeu notificações de 23 cidades do Rio Grande do Norte que alegam que frascos da vacina CoronaVac vieram com menos doses do que o indicado pelo fabricante, o Instituto Butantan, de São Paulo. A perda seria de 633 doses, ao todo. O Instituto nega.

De acordo com a Sesap, as três maiores cidades do estado estão entre as que notificaram a possível falha. Segundo os relatos, algumas ampolas da Coronavac, que deveriam ter 10 doses cada, tinham apenas 9. O relato já ocorreu também em outros estados do país.

Em nota publicada no domingo (11), o Butantan disse que “é falso informar que houve envase inferior a 10 doses na quantidade de cada frasco da vacina do Butantan contra a Covid-19”. Segundo o instituto, os frascos reúnem 5,7 ml, que podem render até 11 doses, já que cada dose contém 0,5ml, autorizadas pela Anvisa. Eles informaram que fazem a análise constante dos processos de produção e liberação dos lotes da vacina, reafirmando “compromisso com a qualidade, e com a quantidade, da vacina que mais tem salvado vidas no Brasil”.

Ainda em nota, o Butantan alertou que é necessário se realizar a aspiração correta do imunizante que está nos frascos e, inclusive, disse que já há vídeos explicando a forma correta de se realizar a aspiração.

A Sesap fará a reposição das doses utilizando a reserva de contingência do estado, mas vai informar a situação ao Ministério da Saúde e solicitar a compensação.

Veja cidades que, segundo a Sesap, relataram o problema:

Natal
Mossoró
Parnamirim
São Gonçalo do Amarante
Ceará-Mirim
Currais Novos
Caicó
Assu
São José do Mipibu
Goianinha
Jaçanã
Felipe Guerra
Monte Alegre
São Paulo do Potengi
Serra Negra do Norte
Caicara do Norte
Santo Antônio
Encanto
Serra do Mel
Afonso Bezerra
Tabuleiro Grande
Felipe Guerra
Água Nova

*Fonte: TRibuna do Norte

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: