O prefeito de Macau está arregaçando as mangas e arrumando a cidade

Recuperação do Moinho, revitalização das praças, arborização na entrada de Macau, instalação de novas caçambas de coleta de lixo, entrega de fardamentos para os Desfiles Cívicos e muitas outras medidas fazem parte do processo de melhorias que ele está fazendo na cidade.

É intensa a agenda do prefeito Tulio Lemos nos dias que antecedem as comemorações dos 143 anos de Emancipação Política de Macau. “É uma alegria poder estar há dois anos dirigindo os destinos de Macau e poder proporcionar mudanças significativas na cidade, especialmente em seu aniversário”, disse o prefeito durante a vistoria final que deu de presente à cidade, no dia 7 de setembro, a reforma do Moinho que fica na entrada de Macau, símbolo da cidade e de sua tradição salineira.

Durante a inspeção final que o prefeito fez ao Moinho, ontem (7) pela manhã, um grupo de tricicleiros, vindos de São Paulo, parou para conhecer o moinho e o chefe da administração municipal aproveitou para convidá-los a conhecer a programação cultural e o desfile cívico que estarão acontecendo até amanhã, 9 de setembro.

O moinho de 16 metros, que é um dos maiores do mundo, passou por uma  manutenção completa, na qual foram instaladas 126 pás, em suas 18 hélices, com material de compensado náutico, que garante maior durabilidade. O equipamento considerado símbolo da cidade já teve uma utilidade prática que era a de drena a água do mar para os cristalizadores ou chocadoras, que são as enormes “piscinas” de água salgada que emolduram os dois lados da entrada da cidade. As informações são dadas pelo macauense e advogado, Getúlio Teixeira, que mora em Natal há muitos anos veio matar as saudades de sua cidade e participar dos festejos de aniversário.

Além do novo visual do moinho, o cuidado com a cidade pode ser percebido em outras ações administrativas, como o projeto de revitalização das praças, começando pela Praça da Conceição, que está toda ornamentada de flores, chamadas de “beijo americano”, e a entrada da cidade, que ganhou palmeiras e icsórias. “Eu vi uma mãe tirando fotografia do filho e fiquei bastante satisfeito com aquele gesto, porque é isso mesmo que eu quero. as pessoas convivendo e gostando e ocupar as praças”, comemorou Tulio.

A limpeza urbana também está tendo melhorias e com o intuito de estimular nas pessoas o hábito de manter a cidade limpa, estão sendo distribuídas diversas novas caçambas coletoras de lixo, em locais estratégicos como Largo São Pedro, Mercado Modelo, por exemplo. E até próxima semana, serão mais três caçambas espalhadas pela cidade.

Retomada do Crescimento

Segundo Tulio Lemos, apesar da redução de 42% do Fundo de Participação do Município (FPM) para o mês de setembro, é determinação sua enfrentar a crise e “retomar o crescimento” do Município. “Estamos implementando projetos voltados para a educação, a geração de emprego e renda, o turismo e a revitalização urbana. Setembro marca a retomada de uma real mudança de Macau”, disse o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.