O que espera por Bolsonaro na sua volta ao Brasil

Ao desembarcar no Brasil, Jair Bolsonaro será obrigado a responder a vários inquéritos e investigações que podem até deixa-lo inelegível para o pleito de 2026.

Somente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-presidente é alvo de 16 ações de investigação por abuso de poder político e econômico. Os processos podem deixá-lo inelegível. Nos processos, Bolsonaro é acusado de ter utilizado a estrutura governamental para impulsionar a sua candidatura.

Ele também é alvo de inquéritos na Justiça Federal e no STF por suposto envolvimento nos atos de 8 de janeiro. Somente no STF, Bolsonaro é alvo de seis inquéritos distintos. Entre eles, são duas investigações relacionadas às milícias digitais, outro sobre disseminação de notícias falsas ao longo da pandemia de Covid, um sobre tentativa de interferência na Polícia Federal e um sobre o vazamento de dados sigilosos de investigações da PF.

O ex-presidente também precisará dar explicações sobre o motivo pelo qual ele ficou com joias que ele recebeu de presente da Arábia Saudita quando ele esteve no cargo.

Bolsonaro também é alvo de oito investigações na primeira instância, entre elas uma sobre a utilização de crianças em campanhas armamentistas.

Como mostramos mais cedo, após 89 dias de uma espécie de autoexílio, o ex-presidente Jair Bolsonaro chegou há pouco ao Brasil. Também vieram com ele o ex-assessor da Presidência da República Tercio Arnaud e o cabo Max Guilherme, que integrou a comitiva presidencial da gestão passada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.