Onyx costura nome do DEM para o Senado

Apesar do discurso de que Jair Bolsonaro se manterá fora das disputas pelos comandos no Congresso, o entorno do presidente eleito começa a trabalhar para fazer Davi Alcolumbre (DEM-AP) presidente do Senado. Cogitou-se escalar um dos quatro recém-eleitos do PSL para concorrer à cadeira.

Porém, avaliou-se haver a necessidade de ser alguém conhecido pela Casa e com experiência para fazer frente a Renan Calheiros (MDB-AL). A ideia de lançar um nome do DEM foi avalizada pelo futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

Como se não bastasse. Se o movimento se firmar, será mais uma pedra no sapato de Rodrigo Maia (DEM-RJ), que quer se reeleger presidente da Câmara, mas já enfrenta a ciumeira de outros partidos, ainda sem ministério na Esplanada de Bolsonaro.

Contando votos. A eventual candidatura de Alcolumbre ainda tem pouca adesão de colegas. Diferentemente da Câmara, onde o PSL tem 10% dos 513 deputados, no Senado, a sigla conta com 4% dos 81 senadores.

Tem chance. A avaliação é de que o democrata pode ganhar força a depender da disposição de Bolsonaro de trabalhar a favor dele e contra Renan Calheiros.

Coluna do Estadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.