Operação da PF mira pagamentos de propina nas obras da ferrovia Norte-Sul

A Polícia Federal (PF) deflagrou a operação “De volta aos trilhos” na manhã desta quinta-feira, que investiga crimes de lavagem de dinheiro decorrente do recebimento de propina em obras da ferrovia Norte-Sul. Trata-se de um desdobramento da Lava-Jato e de uma nova etapa das operações “O Recebedor” e “Tabela Periódica”. São cumpridos dois mandados de prisão preventiva, sete de busca e apreensão e quatro de condução coercitiva em Goiás (GO) e no Mato Grosso (MT). Estima-se que tenham sido lavados pelo menos R$ 4,4 milhões, em valores de 2012.

Os principais alvos são o ex-presidente da Valec, José Francisco das Neves, seu filho Jader Ferreira das Neves e o advogado Leandro de Melo Ribeiro. Jader (o filho) e Leandro (advogado) tiveram prisões preventivas decretadas. Já as conduções coercitivas são para Juquinha, o advogado Mauro Césio Ribeiro (sócio e pai de Leandro), Jeovano Barbosa Caetano e Fábio Junio dos Santos Pereira, suspeitos de prestarem auxílio para a execução da lavagem. As informações são de O Globo.

Juquinha e Jader — pai e filho — são suspeitos de continuarem a lavar dinheiro de propina. Já o advogado é suspeito de ser laranja dos dois primeiros e auxiliá-los para ocultar o patrimônio.

As buscas e apreensões miram a casa dos investigados e a sede das empresas Pólis Construções e Noroeste Imóveis. Os endereços funcionariam no escritório de advocacia de Mauro Césio e Leandro Ribeiro.

A operação se baseia em acordos de delação premiada de executivos das empreiteiras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez assinados junto ao Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO). Eles afirmaram ter pago propina ao então presidente da Valec, José Francisco das Neves, que é chamado de Juquinha. Investigações da PF em Goiás também levaram à identificação e à localização de parte do patrimônio ilícito que era mantido oculto sob nome de terceiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.