Operação na Controladoria-Geral do Estado apura possível desvio de recursos

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu na manhã desta quarta-feira (8) quatro mandados de busca e apreensão no âmbito de uma operação deflagrada para apurar possíveis desvios na Controladoria-Geral do Estado (Control), órgão que faz a auditoria interna de processos do Governo do Estado e assessora a aquisição de bens e serviços pelas secretarias.

A operação foi realizada pelo Departamento de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. Segundo a Polícia Civil, os mandados foram cumpridos em Natal e outros municípios da região metropolitana. “A investigação transcorre em sigilo e deve prosseguir até a completa elucidação dos fatos apurados”, informou a polícia.

Os supostos desvios teriam sido ocorridos em 2020, realizados por servidores e ex-servidores públicos que visavam cargos eletivos. Os nomes dos funcionários envolvidos e mais detalhes sobre a investigação não foram divulgados.

Na época, a Controladoria-Geral do Estado era comandada pelo auditor fiscal Pedro Lopes Neto, atual secretário estadual de Administração e Recursos Humanos. Em 2022, ele foi candidato a deputado estadual pelo PT.

Um dos mandados da operação desta quarta-feira foi cumprido na própria sede da Control, que atualmente é comandada pela advogada Luciana Daltro.

Em nota, o órgão afirmou que está à disposição das autoridades para esclarecimentos e acrescentou que “determinou a instauração imediata de auditoria sob escopo investigativo para apurar eventuais desvios de condutas praticados pelos servidores e ex-servidores”.

“Na mesma linha, a Control expediu comunicação à Procuradoria-Geral do Estado (PGE), relatando o fato, para que proceda com a designação formal de procuradores para o acompanhamento do caso. Ademais, esta Controladoria determinou à Corregedoria-Geral a abertura de procedimento para apurar a responsabilidade dos servidores e ex-servidores envolvidos”, afirmou o órgão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.