Os brasileiros e o mistério dos juros

Pesquisa Genial/Quaest divulgada na última terça-feira (14) informa que 76% dos brasileiros apoiam a pressão de Lula (PT) por taxas de juro mais baixas.

Nos últimos dias, o presidente vem puxando o coro de petistas nos ataques a Roberto Campos Neto, que comanda o Banco Central (foto). A Selic, taxa básica da economia, subiu de 2% em 2021 para 13,75% em agosto de 2022 e, desde então, vem sendo mantida nesse percentual.

O levantamento da Quaest, porém, também mostra que a maioria da população tem pouco conhecimento do tema. Dos entrevistados, 46% disseram não saber quem é o responsável por definir os juros no Brasil; só 26% acertaram (o BC).

Do mesmo modo, 67% disseram que não ficaram sabendo das críticas de Lula a Campos Neto, e nada menos que 70% afirmaram não saber que o atual presidente do BC havia sido indicado por Jair Bolsonaro.

A pesquisa também diz que 40% dos brasileiros aprovam o início do governo Lula, que tem apenas um mês e meio.

A Quaest afirma ter entrevistado presencialmente 2.016 pessoas maiores de 16 anos, entre 10 e 13 de fevereiro, em 120 cidades brasileiras. A margem de erro é estimada em 2,2 pontos, para mais ou menos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.