Papa Francisco anuncia a nomeação de cinco novos cardeais

O Papa Francisco anunciou este domingo no Vaticano a celebração de um consistório no próximo 28 de junho, onde serão nomeados cinco novos cardeais de países diferentes, segundo O Globo.

Os religiosos nasceram na década de 1940 e, portanto, têm menos de 80 anos. Cardeais com idade inferior a esta podem integrar o conclave e participar da escolha de um novo Pontífice.

— Devo anunciar a celebração de um consistório na segunda-feira, 28 de junho, para a nomeação de cinco novos cardeais. Sua precedência de diversas regiões do mundo mostra que a Igreja Católica está presente em todos os territórios — afirmou Francisco.

Os cinco novos cardeais são os arcebispos Jean Zerbo, de Bamako (Mali), e Juan José Osmella, de Barcelona (Espanha); o bispo Andres Arborelius, de Estocolmo (Suécia); o vigário Louis-Marie Ling Mangkhanekhoun, de Pakse (Laos); e o bispo auxiliar Gregorio Rosa Chávez, de San Salvador (El Salvador).

Segundo a agência italiana AGI, Arborelius será o primeiro cardeal escandinavo, enquanto Rosa Chávez seria o primeiro bispo auxiliar a receber o anel e a biretta, o gorro púrpura característico dos cardeais,

Em novembro de 2016, o Papa Francisco nomeou 17 novos “príncipes da Igreja”. Treze terão direito a voto no próximo conclave.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.