Papa Francisco proíbe venda de cigarros no Vaticano

O Papa Francisco ordenou a proibição da venda de cigarros no Vaticano a partir do ano que vem devido aos problemas de saúde associados ao tabagismo.

“O motivo é muito simples: a Santa Sé não pode cooperar com uma prática que prejudica claramente a saúde das pessoas”, explicou, em comunicado, o porta-voz do Vaticano, Greg Burke.

O porta-voz destacou dados da Organização Mundial de Saúde, que atribui ao fumo a morte de 7 milhões de pessoas por ano no planeta. As informações são de O Globo.

Os cigarros são vendidos a preços reduzidos aos cerca de 6 mil funcionários do Vaticano, que podiam comprar cinco maços de cigarros por mês. Muitos italianos pedem aos seus amigos que não fumam e que trabalham no Vaticano para comprar cigarros para eles, porque o produto custa muito menos do que na Itália, onde está sujeito a pesadas taxas de impostos.

Burke reconheceu que a venda de cigarros foi uma fonte de receita para a Santa Sé, mas acrescentou: “Nenhum lucro pode ser legítimo se custar a vida de pessoas”.

O livro “Avarizia”, lançado em 2015 e baseado em documentos secretos do Vaticano, afirma que a venda de cigarros rende cerca de 10 de milhões de euros por ano ao Vaticano. É a sua segunda maior fonte de rendas, perdendo apenas para a gasolina, que é livre de impostos.

A venda de charutos, no entanto, continua permitida, já que a fumaça não é inalada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.