fbpx

Papa: política na América Latina está em crise devido à corrupção

Resultado de imagem para Papa: política na América Latina está em crise devido à corrupção

O Papa disse, nesse domingo, que a política na América Latina está em profunda “crise” por causa da corrupção. Ele mencionou o escândalo de pagamento de propinas referente à construtora brasileira Odebrecht em sua segunda alusão à corrupção durante o percurso no Peru.

“O caso da Odebrecht é simplesmente uma pequena anedota, o `quid pro quo´, mas não a negociação política saudável … é o ‘Eu te cubro isso, mas você me cobre aquilo'”, disse Francisco em um encontro com bispos, após um religioso comentar que o Peru está no meio de uma crise política.

Na sexta-feira, em um discurso ao presidente peruano Pedro Pablo Kuczynski e à elite política peruana, o Papa já havia se referido à corrupção na América Latina, que ele chamou de “vírus social” por atacar as bases democráticas da região.

Francisco também disse nesse domingo aos bispos que eles não devem negligenciar a liderança dos povos. “Se caírmos nas mãos de pessoas que só entendem o idioma da corrupção, estamos fritos”. As informações são do Valor Econômico.

O Papa também se referiu em tom de brincadeira ao fenômeno peruano no qual todos os presidentes que governaram o país desde 2001 são relacionados á corrupção. “O que acontece com o Peru que quando se deixa de ser presidente o colocaram na prisão?” (Ollanta) Humala está preso, (Alejandro) Toledo está preso, (Alberto) Fujimori estava preso”.

Sobre o ex-presidente Alejandro Toledo (2001-2006) pesa um mandado de prisão internacional por supostos subornos e lavagem de dinheiro, Alan García (2006-2011) está sob investigação por suborno e Ollanta Humala (2011-2016) está em prisão provisória também por lavagem de ativos. O ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), que foi solto na véspera de Natal, cumpriu 25 anos de prisão pelo assassinato de 25 peruanos, mas também teve outras três sentenças por delitos de corrupção.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: