Para Randolfe, novo decreto de Temer não mudará situação na Reserva Nacional do Cobre

O novo decreto anunciado pelo governo para deixar mais claras as regras de exploração na área da extinta Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca) não traz nenhuma mudança importante. A declaração foi feita pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) nesta segunda-feira (28). Ele já havia apresentado um projeto (PDS 160/2017) para acabar com os efeitos do decreto do presidente Michel Temer que extinguiu a reserva mineral, publicado no último dia 23.

– Pelo que o governo anunciou, não mudou nada. O novo decreto quer estabelecer critérios para a exploração em áreas de conservação, ou seja: mantém a extinção da Reserva Nacional do Cobre, deixando claro que o interesse é liberar a área no coração da Amazônia para atividade de mineração. Não há como, nessa área, qualquer tipo de atividade minerária ser sustentável – declarou o senador após o anúncio feito pelo governo.

O novo decreto ainda não foi publicado. A expectativa é de que o texto vá manter a extinção da reserva, com a inclusão de novas regras. Em entrevistas nesta segunda-feira (28), o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse que a  nova medida deixará as regras para exploração na região mais claras e preservará as reservas ambientais e indígenas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.