Paraíba registra maior aumento na arrecadação de ICMS do Nordeste, diz BNB

Resultado de imagem para Paraíba registra maior aumento na arrecadação de ICMS do Nordeste, diz BNB

A Paraíba foi o estado do Nordeste com o maior aumento na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), nos cinco primeiros meses do ano. Foram arrecadados R$ 2,1 bilhões de janeiro a maio, um incremento de 4,5%.

O levantamento é do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste (BNB), com base em dados do Banco Central e Ministério da Fazenda.

Os setores terciário (45,7%), petrolífero (23,7%) e secundário (13,8%) compõem a maior participação na arrecadação de ICMS no estado. Além da Paraíba, a arrecadação do imposto aumentou em outros cinco estados da região: Alagoas (+4%), Sergipe (+3,1%), Bahia (+2,8%), Piauí (+2,5%) e Pernambuco (+2,3%). As informações são do G1 PB.

Descontada a inflação, a arrecadação regional chegou à marca de R$ 29,5 bilhões, que corresponde a 1,5% de crescimento em relação ao mesmo período de 2016. Assim, projeta-se a retomada do progresso econômico, especialmente na Paraíba, em Sergipe e em Alagoas.

Quase metade da arrecadação nordestina é representada, em média, pelo setor terciário: 44,5%. Nos cinco primeiros meses do ano, a arrecadação do setor cresceu 5,4%. A arrecadação somada dos setores secundário, terciário, energia além de petróleo, combustíveis e lubrificantes alcançou 95,8% da arrecadação total do ICMS no Nordeste no período analisado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.