A Polícia Federal deflagrou a Operação Flashback nesta manhã, em Curitiba, tendo como alvo principal organizações criminosas envolvidas no tráfico internacional de drogas. Foram expedidos pelo Juízo da Vara Federal de Paranaguá 18 mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária e 20 de busca e apreensão a serem cumpridos nos estados do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pará.
A ação policial investiga remessas de drogas saindo de portos do Brasil com destino à Europa. Segundo a PF, os investigados responderão pela prática dos crimes de tráfico e associação para o tráfico internacional de drogas.
Os presos no litoral do Paraná serão encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Os demais permanecerão nos Estados em que forem cumpridos os mandados de prisão.
A operação foi batizada pela PF de Flashback em referência ao modo de atuação utilizado pelos investigados, apontado como recorrente nos portos nacionais. De acordo com a polícia, o padrão já havia sido identificado nas operações Deadline e Safira, realizadas anteriormente pela PF em Paranaguá.