PF faz operação em 2 estados e investiga desvio de R$ 94 milhões nos Correios

Agentes da PF na sede dos Correios, no Rio de Janeiro

A Polícia Federal cumpre na manhã desta terça-feira (4) 12 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro (capital) e São Paulo (capital, Praia Grande e São Vicente), em residências de investigados e sedes dos Correios.

Segundo informações da PF, a Operação Postal Off II, realizada nesta manhã, é a segunda fase de uma operação desencadeada em setembro de 2019, que visa desarticular uma “organização criminosa que subfaturava valores devidos à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), além de desviar para si grandes clientes no seguimento de postagem de cartas comerciais”.

A investigação começou em 2018, em Santa Catarina, mas os policiais encontraram indícios da “forte atuação” do grupo também no Rio de Janeiro e em São Paulo. A ação contava com a participação de funcionários dos Correios, que faziam com que grandes cargas de clientes fossem distribuídas no fluxo postal sem faturamento ou com faturamento muito inferior ao devido.

O prejuízo causado pela quadrilha é estimado em R$ 94 milhões. Os investigados podem responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, estelionato, violação do sigilo funcional e formação de organização criminosa.

Na fase atual da operação, os investigadores encontraram indícios da participação de um empresário titular de agências fraqueadas dos Correios, e de sete funcionários da companhia, informou a PF.

Além dos mandados de busca e apreensão, também foram expedidos mandados de afastamento de funcionários de suas funções e medidas cautelares.

Em nota, os Correios afirmaram que “estão colaborando ativamente com as autoridades policiais nas investigações” e “reafirmam seu compromisso com a ética, a integridade e a transparência”.

(Com informações de Thayana Araújo e Diego Sarza, da CNN, no Rio de Janeiro, e Julyanne Jucá, da CNN, em São Paulo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.