PMDB e PSD oficializam troca-troca para votação da denúncia na CCJ

Resultado de imagem para secretaria geral da camara dos deputados

Dentro da estratégia de promover um troca-troca na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para garantir apoio ao presidente Michel Temer, os partidos aliados começam a formalizar mudanças já anunciadas. Como O GLOBO publicou, o líder do PMDB, deputado Baleia Rossi (SP), enviou à Secretaria Geral da Mesa da Câmara ofício indicando o deputado Carlos Marun (PMDB-MS) como titular na CCJ, no lugar do deputado José Fogaça (PMDB-RS), considerado independente.

O PSD também já pediu uma mudança: indicou o deputado Evandro Roman (PSD-PR) no lugar do deputado Expedito Netto (PSD-RO). Os ofícios já foram protocolados, mas a Secretaria só enviará na CCJ o comunicado na segunda-feira. Nestas questões burocráticas, a mudança é feita na Secretaria Geral, no local que cuida de mudanças em comissões, que apenas avisa o colegiado.

Os partidos do chamado centrão – PMDB, PP, PR, PTB, PSD – estão em contato com o Palácio do Planalto na contagem dos votos. O principal cacique do PR, o ex-deputado Valdemar da Costa Neto, esteve com o presidente Michel Temer recentemente e prometeu que os cinco votos do partido na CCJ serão contra a denúncia da PGR. O PR ainda analisa se muda um ou dois deputados. As informações são de O Globo.

A composição da CCJ mudará até o dia da votação. Na segunda-feira, o relator do caso, o deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), entregará seu parecer. Apesar de aliados dizerem que ele iria pedir mais prazo, o próprio Zveiter disse a colegas da oposição, em conversa de plenário, que o cronograma do presidente da CCJ, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), é de entrega do parecer no dia 10.

Os aliados tentarão reduzir o número de falas para não demorar demais a votação. Querem encerrar na sexta-feira.

O líder do PMDB na Câmara, deputado Baleia Rossi, disse que a saída de Fogaça será a única, O partido confia até mesmo no deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), que deixou o Ministério da Justiça rompido com Temer.

Para não deixar Temer alheio às articulações, como ocorreu na viagem anterior ao exterior, o vice-líder do governo na Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP), viajou com Temer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.