Polícia Federal faz operação contra fraudes em madeireiras

Polícia Federal (PF) deflagrou operação na manhã desta quinta-feira para desarticular um esquema de fraudes na homologação de depósitos de madeireiras, conhecidos como pátios, para “esquentar” madeira de origem ilegal e manipular o sistema de controle.

Pelo menos 70 policiais federais e 4 analistas ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), cumprem 13 mandados de prisão temporária e 9 mandados de busca e apreensão, todos expedidos a pedido da PF pela 3ª Vara Federal de Bauru, nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Osasco, Tietê e Piracicaba.

As investigações começaram em maio de 2016, junto à delegacia da PF em Bauru, após o Ibama ter encaminhado à PF um documento que noticiava a suspeita do esquema criminoso envolvendo um servidor daquele instituto. O inquérito policial aponta que o servidor receberia propina para, em conluio com consultores e intermediários do ramo madeireiro, burlar a fiscalização. O Globo

Segundo a PF, há indício da homologação de “pátios” fictícios, utilizados somente para as atividades do grupo investigado. Até o momento, cerca de 8 mil metros cúbicos de créditos em madeira fictícios foram gerados pelo servidor. O volume corresponde a 325 caminhões carregados com madeira. Os créditos são um meio para que o estado contabilize os produtos florestais produzidos e comercializados pelas empresas autorizadas. Agora, com a análise do material apreendido no âmbito policial e do início de auditorias do Ibama junto aos envolvidos, será possível verificar a extensão dos prejuízos aos cofres públicos e ao meio ambiente.

Os investigados vão responder pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistemas de informação oficiais, corrupção passiva, corrupção ativa e violação de sigilo de dados, com punição de 1 a 12 anos de prisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.