Potengi: Neto Mafra tem 58,8% e, se eleição fosse hoje, seria reeleito em Barcelona

O prefeito de Barcelona, Neto Mafra (PSDB), lidera as intenções de voto para o Executivo Municipal e chega à reta  final da campanha em situação de favoritismo para ser reeleito para o cargo. É o que aponta uma nova pesquisa do Instituto Exatus, encomendada pelo jornal Agora RN para avaliar o cenário eleitoral no município, no região Potengi, a dois dias da votação.

Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, Neto Mafra tem 58,8% das intenções de voto. Ele aparece com ampla vantagem sobre o único adversário, Fabiano de Vavá (PSD), que soma 38%. Às vésperas da eleição, 1,8% do público entrevistado ainda não sabe em quem vai votar ou não quis responder.

Já 1,4% pretende votar em branco ou nulo no próximo domingo 15. Considerando apenas os votos válidos – que é a forma como a Justiça Eleitoral divulga os resultados, retirando brancos e nulos –, Neto Mafra tem 60,7% contra 39,3% de Fabiano de Vavá.

CERTEZA DO VOTO

O cenário apresentado pela pesquisa deve se concretizar nas urnas em 15 de novembro. Isso porque, segundo o levantamento da Exatus, 94% não pretendem mudar o voto
até o próximo domingo. Apenas 2,2% dizem que podem votar a escolha. Enquanto isso, 3,8% não souberam ou
não quiseram responder.

ESPONTÂNEA
O Instituto Exatus, a pedido do Agora RN, também mediu a preferência do eleitorado na pesquisa espontânea, quando os entrevistados podem citar qualquer nome. Neste cenário, Neto Mafra também lidera, mas com 57,8% das intenções de voto. Depois dele, aparece Fabiano de Vavá, com 35,8%.

Outros 5% disseram que não sabem em quem votar ou não quiseram responder. Já 1,4% afirmaram que pretendem votar em branco ou nulo.

REJEIÇÃO

A pesquisa também perguntou aos entrevistados de Barcelona quem eles descartam como possibilidade de voto no próximo domingo. O resultado aponta que Fabiano de Vavá é o mais rejeitado. 32,5% dos eleitores ouvidos afirmaram que “jamais” votariam no candidato do PSD. O atual prefeito, Neto Mafra, tem 25,7% de rejeição.

31,8% afirmaram que não rejeitam nenhum candidato e que poderiam votar em qualquer um. Já 10% declararam não saber ou não quiseram responder a esse item da pesquisa.

GESTÃO

O Instituto Exatus questionou os entrevistados, ainda, sobre a atual gestão municipal, do prefeito Neto Mafra.
O resultado aponta que a maioria dos entrevistados (58,5%) aprova a atual administração. Já 33,8% desaprovam.
Outros 7,7% não souberam ou não quiseram responder.

DADOS

A pesquisa entrevistou 400 pessoas no dia 10 de novembro. A margem de erro é de 4,7 pontos percentuais, com índice de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-07086/2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.