Potiguar de 17 anos se inspirou na mãe empregada doméstica para tirar nota mil na redação do Enem

O tema da redação no Enem 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

“A minhã mãe tem uma história de vida muito longa, muito difícil. Assim que eu vi o tema, eu lembrei dessa história, é uma história de doméstica, é difícil mesmo, e o tema fazia jus a todo esse processo”, contou a estudante, que é filha de Auzeni Vicente, de 64 anos.

Auzeni Vicente e a filha, Letícia Vicente, que tirou nota mil na redação do Enem — Foto: Arquivo pessoal/Cedida

Essa foi a primeira vez que Letícia fez o Enem para valer – nos anos anteriores ela participou com “treineira”. Ela disse que o tema da redação a surpreendeu, mas que durante os estudos fez redações de temas semelhantes, o que ajudou.

“Pelas práticas ao longo do ano, eu consegui lembrar de temas que eu já tinha feito sobre mulheres, sobre trabalho”, contou.

A estudante disse que sempre teve notas muito boas na escola, “mas não esperava conseguir o mil [na redação] esse ano”.

Letícia falou que tinha um rotina programa de estudos durante a semana e que no fim de semana preferia até estudar de madrugada, mas que não deixou o lazer de lado.

“Foi um equilíbrio que eu tive. Não deixei o meu lazer de lado, continuei dançando, que é o que eu gosto de fazer, continuei saindo com meus amigos quando eu podia, além de estudar”, disse.

“Participei de espetáculos municipais, festivais de dança em outras cidades e tudo mais, mas me dedicando ao máximo com o tempo e os recursos que eu tinha”.

A estudante vai tentar aplicar a nota no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para tentar cursar medicina na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) ou na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.