Presidente do Ibama é convocado por Rui Costa após licença negada à Petrobras

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho (foto), se reunirá hoje com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para conversar sobre negativa de autorização para a Petrobras buscar petróleo próximo à foz do rio Amazonas.

A decisão gerou desgaste entre os ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente. Além disso, resultou na desfiliação de Randolfe Rodrigues, líder do governo Lula no Congresso, da Rede Sustentabilidade, partido fundado por Marina Silva, que é titular do Meio Ambiente.

O encontro está marcado para as 14h30 no Palácio do Planalto. Lula, que voltou do Japão nesta terça (23), não deve participar, segundo o Estadão.

Um dos argumentos usados na negativa é que a base logística ficaria a mais de 40 horas de barco do poço, o que atrapalharia ações em caso de acidentes. Na reunião, Rodrigo Agostinho deverá dizer que não há problemas com a Petrobras especificamente e que já emitiu mais de 20 licenças para a empresa neste ano, de acordo com a reportagem. A Petrobras já disse que vai recorrer da decisão do Ibama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.