Preso, Lula teve 75% de menções negativas

Resultado de imagem para Preso, Lula teve 75% de menções negativas

Análise realizada pela Folha mostrou a reação dos brasileiros no Twitter ao cenário de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Foram coletados 196.813 tuítes relacionados a Lula. A partir das 18h da última quinta-feira (5), quando o juiz Sérgio Moro decretou a prisão, um robô coletou e analisou mensagens em que aparecia a palavra “Lula”. A coleta terminou quando o ex-presidente chegou à PF em Curitiba neste sábado (7).

Os tuítes foram organizados por dia de publicação e agrupados em três categorias: positivos, negativos e neutros. Para a análise, só positivos e negativos foram considerados.

Por meio de testes de amostragem, a Folha estudou quais termos e palavras deveriam ser agrupados em cada categoria para a análise final usada neste termômetro.

Na classificação positiva, foram levadas em consideração mensagens que eram desfavoráveis ao mandado de prisão. Outras com teor de apoio ao presidente e ao PT também foram somadas.

Para se classificarem como negativas, mensagens apoiando o mandado de prisão ou que chamavam o ex-presidente de ladrão foram agrupadas.

Para a classificação de tuítes neutros, mensagens declaratórias como os títulos de reportagens ou vídeos compartilhados na rede social foram excluídas.

As informações são da Folha de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.