Procissão de Santa Luzia deve reunir mais de 150 mil fiéis nesta sexta-feira

A Diocese de Santa Luzia espera reunir mais de 150 mil pessoas na tradicional Procissão de Santa Luzia, que acontece nesta sexta-feira, 13, e encerra os festejos da padroeira de Mossoró. Neste ano, a Festa teve como tema “A Igreja de Cristo em missão no mundo” e lema “É certo que nós próprios precisamos de missionários, mas devemos dar de nossa pobreza” (Puebla, 368).

Pela segunda vez, o ponto de partida da Procissão será o Mosteiro de Santa Clara, no bairro Dom Jaime Câmara, com saída marcada para as 17h. Em 2012, a Avenida Presidente Dutra foi tomada devotos de Santa Luzia. Neste ano, a Procissão promete repetir o espetáculo de fé e emocionar os fiéis.

A Procissão em honra à Padroeira de Mossoró, marca o encerramento de um intenso trabalho missionário, que envolveu mais de 1.000 voluntários sob a coordenação do vigário-geral da Diocese, Pe. Flávio Augusto. Foram realizadas inúmeras visitas, peregrinações, eventos sociais, eventos esportivos e celebrações.
Com um percurso de cerca de 5 km, a Procissão sairá do Mosteiro de Santa Clara, na Rua Herondina Cavalcante Dantas e seguirá pela Avenida Presidente Dutra com destino à Catedral de Santa Luzia. Todo o trajeto contará com segurança da Polícia Militar e Polícia de Trânsito, além de ambulâncias.

A comissão da Festa alerta aos pais que tenham cuidado com as crianças para evitar que elas se percam. O encerramento da festa contará com Benção do Santíssimo, discurso de autoridades da Igreja e descerramento das bandeiras. Ainda haverá o grande Sorteio de Prêmios.

CELEBRAÇÕES NO DIA DA PADROEIRA

Serão celebradas sete missas no dia da Padroeira. A primeira será celebrada de 2h, com a chegada da Procissão da Luz, na Matriz de São Manoel.

Na Catedral serão celebradas missas às 5h, 6h30, 8h, 10h (Missa Solene da Festa, presidida pelo Bispo Dom Mariano Manzana) e 14h. A última missa será celebrada às 15h30, no Mosteiro de Santa Clara.

MISSAS

2h – Missa na Igreja Matriz de São Manoel (após a Procissão da Luz)

5h – Missa na Catedral de Santa Luzia

6h30 – Missa na Catedral de Santa Luzia

8h – Missa na Catedral de Santa Luzia

10h – Missa Solene (Presidida por Dom Mariano Manzana – Catedral de Santa Luzia)

14h– Missa (Catedral de Santa Luzia)

15h30 – Missa no Santuário de Santa Clara

17h – Procissão de Encerramento com saída da imagem de Santa Luzia do Santuário de Santa Clara, no bairro Dom Jaime, até à Catedral

– Solenidade de Encerramento

COMÉRCIO

Órgãos públicos não terão expediente nesta sexta-feira, com exceção de serviços essenciais, como hospitais e polícia. O comércio de Mossoró funcionará com horário especial, das 8h às 15h. A abertura das lojas do Centro da cidade é opcional, conforme acordo coletivo entre comerciários e empresários.

A mudança é regida pela Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020 realizada entre as entidades de classe do setor econômico e varejista de Mossoró. A medida está dentro do ciclo natalino.

O ciclo natalino teve início no último sábado, 7. O comércio local mudou o horário de atendimento. Durante esta primeira semana, que se encerra nesta quinta-feira, 12, pelo cronograma do ciclo, o comércio fecha uma hora mais tarde.

Já na segunda semana, que vai do dia 16 a 23, antevéspera do Natal, terá duas horas a mais de funcionamento, encerrando às 20h.

Shopping prepara programação para feriado prolongado

Durante o feriado prolongado de Santa Luzia, o Partage Shopping Mossoró preparou uma programação para todas as famílias. As ações são gratuitas e contam com um momento natalino para os pets, aulão beneficente de fit dance e a segunda edição do cortejo de Natal. Durante o período, o empreendimento também terá horário diferenciado de funcionamento.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Partage Shopping Mossoró realizará o Partage Pet especial de Natal. No sábado, 14 de dezembro, o Papai Noel estará disponível para fotos com os pets, das 16h às 21h. A participação é gratuita mediante o cumprimento das normas “pet friendly” disponíveis no site (www.partageshoppingmossoro.com.br).

No domingo, 15 de novembro, a programação inicia com o aulão beneficente “Fit Dance Change”. A ação acontece a partir das 16h e terá como requisito para participação a doação de 1kg de alimento não perecível, brinquedo e/ou roupas, que serão destinados ao Amantino Câmara e à Casa de Apoio ao Paciente com Câncer. Ainda na programação do domingo, o shopping realizará mais um cortejo natalino em parceria com a Coca Cola, a partir das 17h. O evento contará com grandes atrações, como: apresentação musical da banda Clarins Imperiais; presença dos personagens temáticos da Cia Era Uma Vez, além do Papai Noel e da Noelete.

Durante o período, o shopping funcionará em horário estendido: no sábado (14), das 10h às 23h, e no domingo (15) as lojas operam das 13h às 21h.

MOBILIDADE

Para facilitar o acesso dos fiéis, no dia 13 de dezembro, a empresa de transporte coletivo que opera em Mossoró, Cidade do Sol, fará trajetos especiais de várias regiões da cidade com destino ao Mosteiro de Santa Clara, ponto de partida da procissão. A Paróquia de Santa Luzia orienta os motoristas a estacionarem seus carros no Centro e seguirem de ônibus ou táxi até o início da Procissão.

A empresa informa que 17 veículos vão circular nas ruas da cidade. Eles estarão distribuídos em cinco linhas, saindo de diferentes pontos, todos via mosteiro, com parada na entrada do Conjunto Nova Vida.

Entre as linhas que irão circular estão: 6 – Ônibus atendendo os bairros Abolições/Redenção/Santa Delmira; 6 – Ônibus saindo do Centro; 3 – Ônibus do Conjunto Vingt Rosado (um destes vai passar no Conjunto Odete Rosado); 1 – Ônibus vai atender os bairros Sumaré e Bom Jesus; 1 – Ônibus vai atender os bairros Aeroporto/Macarrão/Boa Vista.

Os ônibus das linhas Abolições, Santa Delmira e Redenção, e Aeroporto/Macarrão/Boa Vista, ficarão na parada do Hotel Caraúbas, na Rua Meira e Sá, Centro. Já as linhas Vingt Rosado/ Odete Rosado, e Sumaré/Bom Jesus, ficarão na parada do terminal Carcará, na Avenida Cunha da Mota, Centro.

Após o termino do evento, os 17 ônibus se destinarão aos bairros Abolições, Santa Delmira, Redenção, Nova Vida, Vingt Rosado, Odete Rosado, Sumaré, Bom Jesus, Aeroporto, Macarrão, Boa Vista.

*JOrnal De Fato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.