Profissionais do turismo do RN recebem capacitação

O Projeto de Dinamização do Turismo está capacitando profissionais em Passa e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras. A iniciativa do Governo do RN, por meio do projeto Governo Cidadão, Banco Mundial e Secretaria de Turismo, em parceria com o Senac, visa fortalecer o turismo da região e divulgar as belezas das Serras do Agreste Potiguar. Em torno de 40 alunos estão se capacitando esta semana em Elaboração de Roteiros Turísticos e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em Passa e Fica e Serra de São Bento.

Jonas Henrique (20), Júnior Balbino (22) e Marcos Cavalcanti (16) estão estudando como elaborar um roteiro turístico em Passa e Fica. “Decidi participar porque aqui tem uma demanda grande de turistas e é uma oportunidade de trabalho que posso pegar depois dos cursos. Quando terminar vou distribuir currículos”, diz Jonas. Já Júnior nunca tinha tido contato com o turismo, mas viu nos cursos uma oportunidade de trabalho.

“Sempre tive vontade de estudar sobre turismo, mas nunca tive oportunidade. Pretendo tentar trabalhar independente como condutor ou distribuir currículo em alguns lugares”, acrescenta Júnior. Marcos ainda está na escola, mas já sonha com um trabalho voltado para a área. “Sempre fui curioso nessa área de montar roteiros turísticos, levar pessoas para conhecerem lugares. Quero colocar em prática tudo que aprendi”, registra.

O curso de elaboração de roteiros turísticos está acontecendo em Passa e Fica e conta com 40 horas de duração, sendo quatro horas de aula por dia. Em torno de 20 alunos estão frequentando as aulas e aprendendo sobre o que é turismo, roteirização, planejamento de roteiros, levantamento dos atrativos turísticos da cidade, preço de venda de pacotes, condições de pagamento, entre outros.

“Neste momento estamos encerrando as aulas sobre mapa vertical. Ao final do curso, eles serão capazes de trabalhar por conta própria”, conta o instrutor do Senac João Amorim, há 20 anos trabalhando na formação de guia de turismo.

“Capacitar para empreender: é o que estamos fazendo com o turismo. Sentimos que ao investir na interiorização, precisávamos capacitar os profissionais da área. Abrimos vagas para qualificar 1.120 profissionais em todo o RN, porque acreditamos que o turismo é uma atividade essencial para a economia do Rio Grande do Norte”, destaca o secretário e coordenador do projeto Governo Cidadão, Vagner Araújo.

De acordo com o secretário, por meio de um planejamento estratégico o projeto está conseguindo envolver e integrar várias secretarias com as ações do turismo, como a Sethas e a Sape. “As atividades são a curto, médio e longo prazo, mas resultados começam a aparecer. Estamos integrando a essa estratégia a valorização da nossa cultura, da gastronomia através de degustações de castanhas, valorização do nosso artesanato, além de proporcionar a descoberta de novos destinos no interior”, acrescenta.

Já em Serra de São Bento, 20 alunos estão estudando sobre Boas Práticas para Manipulação de Alimentos. Samara de Pádua (22) decidiu fazer o curso para transmitir os conhecimentos à mãe, que trabalha com dindin gourmet. Já Elaine Pereira (23) quis saber mais sobre como cozinhar de maneira limpa e segura. Ela também já frequentou o curso de condutor de turismo e pretende trabalhar na área. “Estou aprendendo muito”, conta Elaine.

Os cursos compõem o Projeto de Dinamização do Turismo dos três municípios e estão capacitando 180 profissionais. São sete cursos diferentes para nove turmas ministrados por instrutores do Senac. As aulas incluem elaboração de roteiros turísticos, técnica de guiamento em geoturismo, qualidade em serviços turísticos, boas práticas na manipulação de alimentos, controles gerenciais para a hotelaria, turismo de aventura e inglês para serviços turísticos.

Qualificação profissional do turismo

Além dos 180 profissionais do polo Agreste-Trairi, o Governo do RN está investindo pesado na capacitação e qualificação dos profissionais do turismo do Estado. Está aberto até hoje (25) o processo seletivo para participar de sete cursos presenciais nos cinco polos turísticos. São 940 vagas nas cidades de Baía Formosa, Canguaretama, Extremoz, Maxaranguape, São Miguel do Gostoso, Touros, Areia Branca, Assú, Guamaré, Macau, Mossoró, Carnaúba dos Dantas, Caicó, Currais Novos, Martins, Portalegre e Santa Cruz, mesmos locais onde serão realizadas as inscrições.

Os alunos selecionados irão aprender sobre como ser Condutor/Orientador Turístico Local, Inglês para Serviços Turísticos, Técnicas para Garçom, Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, Qualidade em Serviços Turísticos, Técnicas de Guiamento em Geoturismo, Culinária Regional, Marketing Digital e E-Commerce e Comercialização de Produtos Turísticos.

O processo seletivo se dará em duas etapas, ambas com caráter eliminatório e classificatório. A primeira etapa constará de inscrição presencial através de formulário de inscrição próprio e a segunda será uma entrevista presencial para verificação de atendimento dos pré-requisitos e concordância do termo de compromisso. O resultado da seleção será divulgado no dia 11 de junho de 2018 no site www.governocidadao.rn.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.