Projeto da UFRN vai observar cometa que volta à orbita da Terra depois de 50 mil anos

O projeto “Caravana espacial: o in-terior encontrando espaço”, coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vai estar no município de São Paulo do Potengi para observar a passagem de um cometa pela órbita da terra nesta quarta-feira (1) depois de 50 mil anos. Trata-se do o C/2022 E3 (ZTF), conhecido como cometa verde. A iniciativa tem como objetivo ampliar o conhecimento científico de jovens estudantes e público em geral, sobre temas ligados à Exploração Espacial, Astronáutica e Astronomia.

A ação universitária vai ser aberta ao público e vai ocorrer direto do campus do IFRN de São Paulo do Potengi. O evento inicia com uma palestra ministrada por pesquisadores da UFRN sobre cometas às 16h30 no auditório do campus. Por volta das 17h30 começam as observações astronômicas onde os visitantes poderão participar.

O projeto pretende contemplar 30 municípios do Nordeste entre os estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Maranhão que apresentam carência de museus e laboratórios voltados para difundir o conhecimento científico aeroespacial, com foco em exposições itinerantes onde a população poderá participar de oficinas, palestras, atividades com planetário, astronomia observacional e muito mais, destinadas à divulgação científica em ciências e tecnologias aeroespaciais.

O projeto é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Rede Nordeste Aeroespacial (UEMA, UFMA, UFPE e UFRN), com o a Agência Espacial Brasileira (CVT-E) e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). As atividades do Projeto podem ser acompanhadas pelo instagram @caravanaespacial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.