Projeto quer incentivar empreendedorismo no interior do RN

Com o objetivo de fomentar ideias e estimular o mercado empreendedor no interior do Rio Grande do Norte, instituições ligadas ao setor produtivo potiguar lançaram na última quarta-feira (15) o projeto Decola RN, que oferecerá capacitações para empreendedores em fase inicial de projetos. O lançamento aconteceu no Instituto Metrópole Digital (IMD) e marcou o início das inscrições.

Ao todo, serão ofertadas 25 vagas e os selecionados receberão apoio de mentores durante 14 semanas. As inscrições estão abertas até o dia 16 de junho. Todos os municípios do Estado estão inseridos na abrangência territorial do programa. O objetivo principal é oferecer aos empreendedores potiguares, sobretudo aqueles iniciantes, a oportunidade de desenvolver seus negócios sob o apoio de quem já trilha o caminho do empreendedorismo.

Ao final desse período, cada projeto será apresentado em um evento presencial, o Demoday, que também deverá acontecer no IMD. O encontro contará com a participação de outros empreendedores, além de investidores que poderão fechar acordo com os projetos apresentados.

Segundo Rodrigo Romão, diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital, a ideia do programa é plantar uma semente em ideias empreendedoras que não necessariamente precisem de Tecnologia da Informação para serem desenvolvidas.

O Decola é um programa de aceleração de ideias e projetos. Não tem pré-requisitos para se candidatar. Qualquer empreendedor do Estado poderá participar. A questão da T.I pode entrar ao longo do processo de aceleração entendendo como ela vai ajudar de fato aquele negócio. O objetivo do programa é apoiar ideias que tenham potenciais de gerar negócios inovadores. Analisaremos o potencial de escala daquela solução para aquele problema, a capilaridade e possibilidade de crescimento”, comenta.

A iniciativa é desenvolvida a partir do InovAtiva Brasil, maior aceleradora de startups da América Latina. Esta edição também conta com a realização do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além do apoio metodológico da Wadhwani Foundation.

“Temos uma grande oportunidade de ter uma parceria e um programa como esse dentro do Metrópole Parque porque, atualmente, é estratégico estimularmos a criação de novas startups. O Decola RN é essa plataforma para começarmos a preparar e estimular essas startups para o mercado. Como vamos ter essa capilaridade a nível estadual, teremos cases de sucesso criados em todo o Estado”, disse Edinete Nascimento, analista técnica do Sebrae-RN.

O RN tem hoje com 7 ecossistemas locais inovação (ELIs) implantados nos municípios de Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró, Pau dos Ferros, Macaíba e Nova Cruz. “A capilaridade dos ELIs em regiões estratégicas do Estado é a nossa grande aposta de que o programa terá como característica a interiorização”, pontua Romão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.