PSDB define nesta quinta-feira rumos na majoritária

O PSDB define o rumo politico-eleitoral em convenção partidária a partir das 15h30 de amanhã, principalmente com relação a eleição para governador do Rio Grande do Norte. A TRIBUNA DO NORTE ouviu parte dos 12 deputados que compõem a bancada na Assembleia Legislava e o entendimento é de que o presidente do partido, que também preside a Casa, deputado Ezequiel Ferreira, libere os deputados para o apoio a pré-candidatos ao governo, como já era esperado no meio político, vez que na questão da chapa majoritária, todos eles já declararam apoio à pré-candidatura do ex-ministro das Comunicações, Rogério Marinho (PL), para o Senado Federal.

Para o governo do Estado, os deputados que já integram sua base de sustentação política na Assembleia e apoiam a reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT) são Albert Dickson, Dr. Bernardo, Ezequiel Ferreira,  Kleber Rodrigues, Raimundo Fernandes e Ubaldo Fernandes.

Porém, a outra metade da bancada segue a pré-candidatura de oposição a governador do partido Solidariedade, o ex-vice-governador Fábio Dantas, que hoje volta a fazer exames clínicos para saber se foi curado da Covid-19 e, daí, estabelecer uma data para a convenção do SD. No caso, apoiam Fábio Dantas os deputados Galeno Torquato, Getúlio Rego, Gustavo Carvalho, José Dias, Nelter Queiroz e Tomba Farias.

Mas, a reunião do PSDB pode seguir, praticamente, orientação do Colegiado Nacional da Federação PSDB-Cidadania, expedida no dia 14, no sentido de que “não há necessidade de realização de convenção eleitoral própria do PSDB ou do Cidadania, mas apenas uma reunião interna dos partidos para escolha de seus respectivos candidatos, cabendo ao diretório estadual de cada partido organizá-la da forma que julgar mais adequada”.

O presidente do Cidadania, ex-deputado Wober Júnior, já havia defendido que a federação ficasse livre para que os filiados e dirigentes votem em quem quiser para o governo do Estado.

A convenção conjunta do  PSDB-Cidadania foi convocada pelo presidente do Colegiado Estadual, Júlio Queiroz, e por sua vice-presidente, Laura Helena Pinheiro.

O deputado Ezequiel Ferreira telefonou, ontem, para todos os deputados tucanos informando da convenção, da qual não participará, presencialmente, o deputado Getúlio Rego, que passou por uma cirurgia de hérnia na sexta-feira (15) e se recupera em sua residência: “O presidente me informou que manda uma pessoa para que assine a presença na convenção em casa”.

A convenção cartorial ou  protocolar do PSDB, a se realizar na sede do partido (sala  108/109, do Tirol Way Office), na avenida Salgado Filho, Tirol, é a segunda a ocorrer nesta largada das convenções partidárias, que vão  de hoje a 05 de agosto, e servem de homologações dos nomes de candidatos a governador, senador, deputados federal e estadual às eleições de outubro de 2022.

Com informações, Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.