fbpx

PSDB Nacional destaca Rio Grande do Norte com a maior bancada do Brasil

O PSDB se destaca mais uma vez no Nordeste, e, proporcionalmente, o Rio Grande do Norte também merece um lugar no pódio dos dados proporcionais do Partido da Social Democracia Brasileira. Depois das urnas abertas das Eleições 2022, a ala tucana potiguar conseguiu 31,21% dos votos para deputado, se destacando com o maior percentual de votos para as Assembleias Legislativas de todo Brasil. Foram eleitos 9 parlamentares, inclusive o presidente da sigla, Ezequiel Ferreira, que conseguiu a maior votação proporcional para estadual do partido, em todo país, com 3,76% dos votos. O segundo lugar foi para a deputada Mara Caseiro, com 3,48%, no Mato Grosso do Sul.

Para se ter uma ideia numérica do Rio Grande do Norte, em termos proporcionais, o PSDB/RN elegeu no Estado nove parlamentares, com 24 vagas. Em São Paulo, maior Estado do país, o PSDB também fez 9 deputados. Só que a Assembleia Legislativa paulista tem 94 parlamentares eleitos. Em termos proporcionais, o RN teve 31,21% dos votos, seguido pelo Mato Grosso do Sul, 20,2%. A Paraíba que elegeu apenas três deputados alcançou 9,35%. São Paulo teve 8,57% dos votos proporcionais, e o Rio Grande do Sul, que elegeu cinco, teve 7,19% dos votos para a Assembleia Legislativa. Os dados estão destacados no Portal do PSDB Nacional (https://www.psdb.org.br/acompanhe/noticias/psdb-rn-tera-a-maior-bancada-de-deputados-estaduais-do-brasil)

As inovações na gestão e modernização da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte também seguem alçando a Casa ao mais alto lugar no pódio. Com a conquista do tricampeonato do Prêmio Assembleia Cidadã, da Unale, nos últimos dias, em Recife (PE). O jubileu de prata da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais rendeu ao Poder Legislativo Potiguar mais uma conquista nacional, dessa vez com o sistema Legis Plenário, que concorreu à premiação na categoria ‘Gestão’. A Casa já havia sido premiada com os sistemas Legis RH, em 2019, e o e-Legis, em 2021.

“Uma boa gestão é aquela que tem resultados dentro e fora da Casa. Hoje, comemoramos o tricampeonato nacional na categoria Gestão, motivo de orgulho para a nossa Assembleia e para todos que compõem o legislativo no Rio Grande do Norte. Somos referência nacional, somos tricampeões”, disse o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira, reeleito com uma expressiva votação no Estado, e, proporcionalmente, o deputado estadual mais votado do PSDB em todo Brasil.

Comparando com os Estados do Nordeste Brasileiro, o Rio Grande do Norte vence com folga todos, em termos de votação para deputado estadual. Com nove deputados eleitos, e a expectativa de mais um ser diplomado devido à recontagem eleitoral, o segundo Estado que mais elegeu deputados estaduais tucanos foi a Paraíba com três, empatado com Pernambuco e a Bahia. O Ceará só elegeu um parlamentar. Piauí, Sergipe e Maranhão não conseguiram eleger nenhum pelo PSDB.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: