PSOL vai requisitar informações sobre voos e passageiros de avião da JBS

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados prepara três requerimentos de informações ao Executivo Federal solicitando informações sobre voos de autoridades e uso da aeronave PR-JBS, usada pela família de Michel Temer em 2011 para ir à Bahia.

Os parlamentares solicitarão ao Ministério da Defesa informações sobre os voos do jato nos últimos anos; à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a lista de passageiros dos voos no mesmo período; e, ao Gabinete de Segurança Institucional, dados sobre as agendas de Dilma e Michel Temer.

Os parlamentares querem verificar se outras autoridades — e congressistas — podem ter embarcado em voos na aeronave de Joesley Batista como forma de obtenção de vantagem indevida. As informações são de O Globo.

— São fortes evidências de promiscuidade público-privada, como o prefixo PR-JBS já indica, e tráfico de influência, com favores em troca de iniciativas políticas e propina — resumiu o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), ao justificar os requerimentos de informação.

Nesta sexta-feira, o piloto do voo que levou a família de Temer de Comandatuba, na Bahia, a São Paulo confirmou ao GLOBO a versão contada por Joesley Batista à Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o empréstimo do Learjet PR-JBS ao político, em 2011. Ele disse ter entregado pessoalmente a Marcela Temer um buquê de flores em sua chegada à aeronave.

Em nota oficial, Temer negou que soubesse quem era o proprietário da aeronave que o levou de São Paulo até o litoral baiano com a família, em 12 de janeiro de 2011 e, na tarde do mesmo dia, o levou até Brasília. O avião decolou dois dias depois de São Paulo rumo à Bahia, para buscar os parentes do então vice-presidente.

A versão de Temer contradiz o relato de Joesley, que contou aos procuradores ter recebido uma ligação do então vice-presidente perguntando sobre o envio de flores na aeronave e para agradecer pela gentileza, segundo fontes com acesso às investigações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.