PT lança comitês em favor de Lula

sf

O PT organizou no sábado (13), por todo o país, atos em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no próximo dia 24, e a favor de sua candidatura à Presidência em 2018. O partido inaugurou os chamados “Comitês Populares em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato” em pelo menos oito capitais: São Paulo, Belo Horizonte, Paraná, Florianópolis, Porto Alegre, Goiânia, Salvador e Porto Velho.

Os atos tiveram apoio do PCdoB, que já lançou a deputada Manuela D’Ávila (RS) como pré-candidata à Presidência, e do PSOL, que também pretende ter candidato próprio. Em nota, o PSOL afirmou que “Lula tem todo o direito de participar das eleições de 2018, apresentando suas propostas para o Brasil”.

Até o início da tarde, o PT havia lançado 6.000 comitês populares em todo o país, segundo o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, um dos vice-presidentes da legenda. Um abaixo-assinado virtual teve a adesão de 174 mil pessoas. Padilha participou da inauguração de um comitê em defesa de Lula na capital paulista.

Para ele, o presidente do TRF-4, Carlos Eduardo Thompson Flores, deveria ser mais cauteloso ao se dizer apreensivo com possíveis ataques no dia 24. “Ou começa a virar falácia, tentativa de se transformar em vítima”, disse.

Em Belo Horizonte, o lançamento do comitê aconteceu na praça Sete, no centro da capital mineira, onde foi montada uma tenda para distribuir folhetos em defesa de Lula até o dia do julgamento. Em Fortaleza, a inauguração do comitê teve bloco de carnaval. A agenda de protestos deve continuar ao longo do mês, com atos nos dias 16 no Rio, e 18 em São Paulo.

Outro lado

Contra. Ao menos um grupo de direita, o Revoltados Online, diz ter marcado para o dia 24 protesto na Paulista pela prisão de Lula, a mesma avenida onde o PT fará ato em desagravo ao ex-presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.